Implementar o Urbanismo Social em Goiás é proposta do deputado Virmondes Cruvinel

18 de Janeiro de 2024 às 14:37

O projeto de n° 8981/23 foi encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) para relatoria, onde será analisado pelo deputado Major Araújo (PL). A propositura é do deputado Virmondes Cruvinel (UB), que tem o objetivo de planejar e construir espaços para diminuir os problemas decorrentes dos processos de urbanização como poluição, engarrafamentos, saneamento básico, meio ambiente, resíduos sólidos e abastecimento de água.

“Com os desafios ambientais em Goiás, particularmente a preservação da biodiversidade e dos ecossistemas valiosos do Cerrado, exigem que a política de urbanismo social integre práticas de desenvolvimento urbano que respeitem e preservem os recursos naturais”, ressaltou o parlamentar. Sendo assim, a adoção de tecnologias inteligentes e soluções inovadoras nas cidades de Goiás pode ajudar a enfrentar desafios urbanos como tráfego, gestão de resíduos e eficiência energética, alinhando-se com as tendências globais em direção a cidades mais inteligentes e sustentáveis.

A participação comunitária e a inclusão social são fundamentais e experiências internacionais mostram que a inclusão de comunidades locais no planejamento urbano leva a resultados mais sustentáveis e inclusivos.

Virmondes reforça que a política promove mecanismos para a participação ativa da população nas decisões urbanísticas. A proposta de uma Política Estadual de Urbanismo Social para Goiás representa um passo importante na direção de enfrentar os desafios urbanos de maneira holística e inclusiva, beneficiando todos os habitantes do Estado enquanto respeita o meio ambiente e promove a equidade social.

Agência Assembleia de Notícias