Ícone alego digital Ícone alego digital

Obrigatoriedade de realização de exames e tratamentos de trombofilia em mulher é proposta pelo deputado André do Premium

19 de Março de 2024 às 12:00

O projeto de lei de n° 2666/24 assegura a realização do exame e tratamento de trombofilia nas mulheres. Esse projeto prevê alternativas para o tratamento na rede pública em caso de a mulher ser diagnósticada com o problema. 

O deputado André do Premium (Avante), autor do projeto de lei, justifica a importância da mulher realizar esse exame, tendo em vista que é um grupo onde se deve dar atenção no que tange às trombofilias, devido a mulher no período gestacional ser um dos fatores que podem levar a distúrbios na coagulação.

A trombofilia é  um grupo de distúrbios de coagulação associados a uma predisposição dos indivíduos a eventos trombóticos com a formação de trombos (coágulos), como ocorre na trombose venosa profunda e na embolia pulmonar. A condição oferece riscos a gestante e ao feto. O quadro clínico pode ser detectado por exames complementares que permitem uma intervenção preventiva que amplia a proteção da gestante e do feto.

O projeto propõe que as unidades hospitalares estaduais com convenio Sistema Único de Saúde realizará exames para detectar a trombofila, critério médico sempre que necessário para gestantes ou para prescrição de anticoncepcional. Para realizar os exames poderá ser realizadas parcerias com as Secretarias Municipais de Saúde e demais redes de saúde. A paciente que for diagnosticada será encaminhada para tratamento em unidades especializadas e as despesas decorrentes desse projeto de lei será cotadas para a conta de dotações orçamentárias próprias, consignadas no orçamento vigente.  

O projeto encontra-se em tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação, aguardando conclusão do relatório por parte do deputado Issy Quinan (MDB).

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.