Ícone alego digital Ícone alego digital

Implantação de política de apoio à saúde mental dos servidores foi proposta pelo deputado Karlos Cabral

05 de Março de 2024 às 12:00

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) analisará a propositura nº2671/24, de autoria do deputado Karlos Cabral (PSB) que institui a Política de Apoio à Saúde Mental dos Servidores do Estado de Goiás, com objetivo de promover ações de prevenção, conscientização, acompanhamento e tratamento da saúde mental dos servidores efetivos, ocupantes de função, atividade e contratados nos termos da Lei Ordinária nº 20.918, de 2020.

A política terá como diretrizes a criação de programas de capacitação para gestores e servidores sobre identificação e manejo de situações relacionadas à saúde mental, implementação de medidas para redução de estresse no ambiente de trabalho, que inclui avaliação periódica dos fatores de risco psicossocial, além de disponibilizar suporte psicológico e psiquiátrico, com atendimentos remotos ou presenciais.

Na justificativa do projeto, Cabral destacou o papel fundamental dos servidores no funcionamento da administração pública e que a política tem por objetivo proteger o bem-estar dos servidores e reduzir os riscos de transtornos relacionados ao trabalho, de modo a promover um ambiente laboral saudável e produtivo.

Além disso, o deputado apontou levantamento feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que revela o aumento de afastamentos por problemas de saúde mental após a pandemia de covid-19. “Investir na saúde mental dos servidores é, na verdade, investir na qualidade dos serviços públicos e na melhoria da qualidade de vida de todos os cidadãos. Priorizar a saúde mental é uma estratégia inteligente para o bem-estar de todos”, afirmou.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.