Comissão de Atenção à Pessoa Idosa realizará 8ª reunião ordinária nesta quinta-feira, 29
Presidida pelo deputado Ricardo Quirino (Republicanos), a Comissão de Atenção à Pessoa Idosa realizará, nesta quinta-feira, 29, a oitava reunião ordinária para a votação de proposituras. Dos processos aptos à votação, três deles são relacionados ao desenvolvimento da educação tecnológica e outros dois à segurança financeira dos cidadãos com mais de 60 anos.
O processo de n° 1097/23, de autoria da deputada Bia de Lima (PT), propõe a criação do Programa de Incentivo à Inclusão Social e Digital dos Idosos, com a finalidade de incentivar a inclusão desse público no mundo das tecnologias digitais e na vida social.
Já a proposição de n° 1736/23, proposta pelo deputado Wilde Cambão (PSD), busca a criação do Programa de Capacitação em Tecnologia para Idosos e Pessoas com Deficiência e visa a promover a inclusão digital e social, por meio de cursos e treinamentos voltados para o uso de smartphones, tabletes, entre outras tecnologias assistivas.
Assinado pelo deputado Dr. George Morais (PDT), o projeto de lei n° 1653/23, que institui a política pública de incentivo à educação tecnológica para a pessoa idosa, denominada Melhor Idade Digital, também está no rol de matérias a serem deliberadas. O objetivo é instruir os cidadãos nessa faixa etária sobre as novas tecnologias.
E ainda está apto à votação o processo de n°1092/23, da deputada petista, que objetiva prevenir fraudes e abusos financeiros contra a população idosa do Estado de Goiás. A proposta foi apensada à de n° 3516/23, que trata da realização de campanhas de prevenção a esses crimes.
Por fim, o colegiado vai deliberar sobre a realização de audiência pública em alusão ao Dia Mundial do Rim, com sugestão de data para 14 de março.