Comissão de Minas e Energia avalizou uma matéria, em encontro nesta terça-feira, 5
Presidida pelo deputado Lineu Olimpio (MDB), a Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou, nesta terça-feira, dia 5, a primeira reunião ordinária de 2024. Na ocasião, uma matéria recebeu sinal verde do colegiado.
Segue, agora, para as duas fases de discussão e votação, em Plenário, o projeto de lei nº 1490/23, de autoria do deputado Clécio Alves (Republicanos), que pretende instituir a política de estímulo à utilização de energia renovável no Estado.
Relatada pela deputada Dra. Zeli (UB), a proposta tem como objetivo estimular o uso de energia eólica, solar e hídrica, bem como a biomassa. Uma das formas de estímulo seria, conforme justificativa, o estabelecimento de tarifas diferenciadas aos consumidores que utilizarem energia renovável para abastecer suas residências, estabelecimentos comerciais ou industriais, com menores custos de geração e benefícios ambientais associados à energia limpa e sustentável.
Distribuição
Houve, ainda, a distribuição do projeto nº 1645/23 para a relatoria. De autoria do deputado Cristiano Galindo (Solidariedade), a matéria dispõe sobre a criação de políticas de incentivo à geração e aproveitamento de energia solar no Estado de Goiás. O texto será relatado pelo deputado Lincoln Tejota (UB).
Pauta externa
Lineu Olimpio relatou, ainda, durante o encontro da Comissão de Minas e Energia, uma recente viagem ao Chile, onde, conforme o parlamentar, teve a oportunidade de conhecer a empresa Aclara, ao lado da secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Andrea Vulcanis, e o secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Joel Santana.
De acordo com o parlamentar, a empresa chilena se instalará em território brasileiro, na cidade de Nova Roma. Durante a visita, foi demonstrado, segundo Olimpio, o processo de extração do minério. “Saímos dessa visita seguros de que teremos, aqui, uma sustentabilidade social, econômica e ambiental na implantação dessa empresa no Brasil”, frisou, com a afirmativa de que a exploração, no Brasil, será feita sem decomposição ao meio ambiente.
Missa
O presidente do colegiado destacou, ainda, a realização da missa em louvor ao Divino Espírito Santo, que ocorrerá nesta quarta-feira, 6, no Palácio Maguito Vilela. O evento também marca o lançamento da Comenda Cavalhadas de Goiás Padre Silvestre Álvares da Silva.