Ícone alego digital Ícone alego digital

Comissão de Minas e Energia avalizou uma matéria, em encontro nesta terça-feira, 5

05 de Março de 2024 às 13:49

Presidida pelo deputado Lineu Olimpio (MDB), a Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou, nesta terça-feira, dia 5, a primeira reunião ordinária de 2024. Na ocasião, uma matéria recebeu sinal verde do colegiado.

Segue, agora, para as duas fases de discussão e votação, em Plenário, o projeto de lei nº 1490/23, de autoria do deputado Clécio Alves (Republicanos), que pretende instituir a política de estímulo à utilização de energia renovável no Estado. 

Relatada pela deputada Dra. Zeli (UB), a proposta tem como objetivo estimular o uso de energia eólica, solar e hídrica, bem como a biomassa. Uma das formas de estímulo seria, conforme justificativa, o estabelecimento de tarifas diferenciadas aos consumidores que utilizarem energia renovável para abastecer suas residências, estabelecimentos comerciais ou industriais, com menores custos de geração e benefícios ambientais associados à energia limpa e sustentável.

Distribuição

Houve, ainda, a distribuição do projeto nº 1645/23 para a relatoria. De autoria do deputado Cristiano Galindo (Solidariedade), a matéria dispõe sobre a criação de políticas de incentivo à geração e aproveitamento de energia solar no Estado de Goiás. O texto será relatado pelo deputado Lincoln Tejota (UB).

Pauta externa

Lineu Olimpio relatou, ainda, durante o encontro da Comissão de Minas e Energia, uma recente viagem ao Chile, onde, conforme o parlamentar, teve a oportunidade de conhecer a empresa Aclara, ao lado da secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Andrea Vulcanis, e o secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Joel Santana.

De acordo com o parlamentar, a empresa chilena se instalará em território brasileiro, na cidade de Nova Roma.  Durante a visita, foi demonstrado, segundo Olimpio, o processo de extração do minério. “Saímos dessa visita seguros de que teremos, aqui, uma sustentabilidade social, econômica e ambiental na implantação dessa empresa no Brasil”, frisou, com a afirmativa de que a exploração, no Brasil, será feita sem decomposição ao meio ambiente. 

Missa

O presidente do colegiado destacou, ainda, a realização da missa em louvor ao Divino Espírito Santo, que ocorrerá nesta quarta-feira, 6, no Palácio Maguito Vilela. O evento também marca o lançamento da Comenda Cavalhadas de Goiás Padre Silvestre Álvares da Silva.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.