Ícone alego digital Ícone alego digital

Na semana da mulher, atletas recebem homenagem da Alego, por iniciativa do deputado Ricardo Quirino

06 de Março de 2024 às 07:00
Crédito: Carlos Costa
Na semana da mulher, atletas recebem homenagem da Alego, por iniciativa do deputado Ricardo Quirino
Sessão solene em homenagem às atletas femininas

Mulheres atletas de diversas modalidades foram homenageadas na noite dessa terça-feira, 5, com o Certificado do Mérito Legislativo. A sessão solene foi proposta pelo deputado Ricardo Quirino (Republicanos), com o objetivo de reconhecer o esforço de mulheres que se destacam no esporte.

Antes mesmo do horário marcado para o início de solenidade, Quirino chegou ao Plenário Iris Rezende para recepcionar as homenageadas. No total, 92 mulheres foram agraciadas com a honraria. Além de atletas, mulheres que integram equipes de apoio ou de gestão, como treinadoras, diretoras-técnicas, árbitras, dirigentes esportivas e integrantes de comitês olímpicos e federações esportivas.

Formaram a mesa dos trabalhos, além de Ricardo Quirino: a chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), Andrea Parrode da Rocha Lima Dantas, que representou o titular Hudson Rosa Guerra; a prefeita de São João d’Aliança, Débora Barros (UB); a vereadora por Senador Canedo, Tia Fernanda (PRTB); a jogadora de basquete Maria Vitória Figueira; e a atleta de beach tennis Maria Lúcia Lobo Costa Campos.  

Paridade na Olimpíada

Quirino disse que a vontade de homenagear atletas femininas vem de muito tempo. Segundo ele, as mulheres enfrentam muito mais dificuldades e preconceitos para seguir na prática esportiva. “No mês das mulheres, achei fundamental homenageá-las. São representantes do nosso Estado que levam o nome de Goiás para todo o Brasil."

O legislador, que foi jogador de basquete, lembrou, ainda que, pela primeira vez, na história das Olimpíadas, haverá paridade. "Agora é 50% de participação masculina e 50% de participação feminina. Então esse desejo, essa nossa vontade, essa cerimônia, estão de acordo com o que pensam os líderes mundiais. A mulher, como atleta, merece”.

A chefe de gabinete da Seel, Andrea Parrode, foi a primeira homenageada a receber o Certificado do Mérito Legislativo, para, em seguida, fazer uso da palavra em nome das homenageadas. Ela agradeceu a homenagem, mas ressaltou que se sentia “pequena” perto das outras mulheres grandiosas que se destacam no esporte profissional.

A representante da Seel lembrou que, quando a pasta foi recriada, uma das recomendações do governador Ronaldo Caiado (UB) foi de que o esporte fosse utilizado como instrumento de inclusão. "Isso tem sido feito", disse.

A gestora citou como exemplos de projetos inclusivos o Construindo Campeões, a Bolsa Pró-Atleta e a Iniciação Esportiva, que, apesar de não serem dirigidos exclusivamente às mulheres, elas têm conquistado o espaço dentro dessas iniciativas. “No Construindo Campeões, nós temos mais de 11 mil crianças em todo o Estado e, dessas, quase a maioria é de mulheres."

Andrea disse que, na Bolsa Pró-Atleta, atualmente, 262 atletas de alto rendimento recebem bolsas pelo Estado. "Na Iniciação, mais de 3 mil atletas fazem várias modalidades e a maioria também é de mulheres. E que bom que as mulheres estão buscando e praticando diversas atividades físicas”, afirmou a chefe de gabinete. 

Paixão 

A jogadora master de basquete Daniela Benigno Chagas foi uma das homenageadas. Ela começou a praticar o esporte quando adolescente, no Programa de Iniciação Esportiva da Prefeitura de Goiânia. Ela contou que se apaixonou pelo basquete e se tornou jogadora profissional. Anos depois entrou no Corpo de Bombeiros de Goiás, mas não deixou o esporte.

Na corporação Daniela também é atleta e já disputou, por duas vezes, os Jogos Mundiais da Polícia e Bombeiros, na China, em 2019, e no Canadá, em 2023. E o time brasileiro de basquete fez bonito. Na China, as brasileiras garantiram o primeiro lugar e, no Canadá, foram as vice-campeãs.

Foi, também, no esporte que Daniela conheceu o marido, que assim como ela, é jogador de basquete. O filho do casal, de 9 anos, também já é desportista. E adivinha o esporte escolhido?

Para Daniela, ser uma das escolhidas para receber o Certificado do Mérito Legislativo foi uma recompensa. “Estou muito feliz. Foi uma grata surpresa, um reconhecimento mesmo. E é gratificante saber que tantas mulheres estão ocupando esses espaços nos esportes, porque para nós tudo é mais difícil”, arrematou.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.