Ícone alego digital Ícone alego digital

Plenário aprova projeto do Governo que inclui novos grupos em programa de compra da agricultura familiar

06 de Março de 2024 às 17:17

O Plenário aprovou, em primeira votação, o projeto n° 3840/24, de autoria da Governadoria do Estado, cujo objetivo é alterar a Lei Estadual n° 19.767, de 18 de julho de 2017, que institui a Política Estadual de Compra da Produção da Agricultura Familiar (Pecaf).

A medida promove adequação à Lei Federal n° 14.628, de 20 de julho de 2023, decorrente da conversão da Medida Provisória n° 1.166, de 22 de março de 2023. A matéria busca atualizar o rol de beneficiários da Pecaf, com a inclusão de novos grupos populacionais. É pretendida também a alteração das finalidades dessa política estadual, das exigências para aquisição direta da produção da agricultura familiar e da relação dos produtos a serem considerados próprios dos beneficiários. 

A norma federal trata, conforme o texto, entre outros assuntos, da instituição, em âmbito nacional, do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Cozinha Solidária, cujas regras impactam diretamente na lei estadual e justificam a sua alteração, inclusive para trazer modernização e eficiência aos processos governamentais relacionados ao Pecaf.

Caso aprovado novamente e sancionado, o § 2º, do artigo 2º, da Lei  n° 19.767, de 18 de julho de 2017, inclui outros grupos no rol dos beneficiários da lei, como os assentados da reforma agrária, os negros, as mulheres e a juventude rural, desde que atendam simultaneamente aos requisitos dos incisos II, III e IV do caput desse artigo; as famílias incluídas no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal; e as pessoas com deficiência ou as famílias que tenham essas pessoas como dependentes.  Clique aqui para saber.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.