Mauro Rubem quer valorizar a cultura afro-brasileira, com semana de celebração
O povo de Goiás pode, caso o projeto nº 4593/24 seja aprovado, contar com uma Semana Estadual da Cultura Afro-Brasileira. A novidade, a ser celebrada na semana que recai o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé, 21 de março, é sugestão do deputado Mauro Rubem (PT).
De acordo com o texto, a celebração será dedicada à celebração e valorização da cultura afro-brasileira, bem como da promoção da igualdade racial, ao combate de todas as formas de discriminação racial e promoção da conscientização sobre a importância da diversidade étnica e cultural. É uma oportunidade para promover a educação e a conscientização sobre a história e a cultura afro-brasileira nas escolas e na sociedade em geral.
“A cultura afro-brasileira em Goiás é notavelmente diversificada, influenciada por diversos grupos étnicos. Essa diversidade se manifesta em expressões culturais, como a congada e o samba de roda, bem como em práticas religiosas como o Candomblé, a Umbanda e outras religiões de matriz africana”, detalha o legislador, na justificativa.
Além de instituir a semana, Mauro Rubem também requer sua inclusão no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado. A criação da Semana da Cultura Afro-Brasileira, mesmo com a existência da Semana da Consciência Negra, se justifica pela necessidade de dedicar uma oportunidade específica para enaltecer as contribuições da comunidade afrodescendente no Brasil. Isso porque a data já existente é direcionada à luta contra a discriminação racial e a busca pela igualdade.