Audiência com direção da Equatorial é remarcada para o dia 2 de abril na Comissão de Minas e Energia
Em razão de conflito de agenda da diretoria da Equatorial, a audiência pública, solicitada pelo deputado Gugu Nader (Agir), foi remarcada para o dia 2 de abril, às 9 horas, durante reunião da Comissão de Minas e Energia. Essa audiência pública com a Diretoria da Equatorial Energia será para a apresentação do plano de ações da empresa para o ano de 2024. Em outubro do ano passado, a comissão realizou audiência pública, para debater as quedas de energia que afetaram diversas regiões do Estado. O debate ocorrerá na sala das comissões do Palácio Maguito Vilela.
No encontro de outubro, Gugu Nader reiterou a importância de abordar, de forma transparente e direta, os desafios enfrentados pelos cidadãos goianos em relação à energia elétrica. "É o momento oportuno para que nós possamos expressar aquilo que a população deseja, aquilo que realmente temos que fazer como deputados", declarou, evidenciando o propósito da audiência de ser um espaço para discussões francas e soluções concretas.
Ele mencionou que a população tem sofrido com quedas de energia frequentes, o que gera prejuízos significativos, tanto para residências quanto para empresas. O parlamentar abordou, ainda, a questão dos aumentos na conta de energia e a necessidade de ressarcimento para os cidadãos que sofrem danos devido às interrupções no fornecimento elétrico.
Ele também destacou a importância de investigar o contrato entre o Estado e a Equatorial Energia, de modo a entender os compromissos firmados e garantir que a empresa cumpra suas obrigações. Assim, ele anunciou a proposição de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para investigar questões contratuais e técnicas envolvendo a Equatorial Energia e pontuou que realizaria outro encontro em um prazo de noventa dias. O prazo, porém, precisou ser estendido, devido ao recesso do Plenário, e foi reagendado para o mês de março.
Gugu confirmou a nova data do encontro ressaltando a importância de uma fiscalização técnica rigorosa, para garantir a continuidade das melhorias nos serviços de energia. "É complicado demonstrar essa melhoria sem dados técnicos concretos, mas estamos comprometidos em acompanhar, de perto, essa questão". Segundo Gugu, após o primeiro encontro, ocorrido no ano passado, melhoras pontuais foram observadas e relatadas pelos usuários em todo o Estado.