Ícone alego digital Ícone alego digital

Discursos reafirmam conquistas de direitos igualitários para mulheres

13 de Março de 2024 às 11:23

Durante a sessão solene em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres, proposta pelo deputado Mauro Rubem (PT), a assessora adjunta de Atividades Culturais da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Ana Rita de Castro, afirmou que as mulheres lutam cotidianamente para superar as várias formas de desigualdade. Ela parabenizou e agradeceu o deputado pelo apoio na defesa dos direitos das mulheres.

“Embora as mulheres tenham em média dois anos a mais de escolaridade frente os homens, nós ainda somos minorias nos cargos de chefia, diretorias e de confiança. Além disso, os números de ocorrências de violências domésticas não são reais, pois sabemos que a subnotificação é real. Estudos sociológicos apontam que, somente daqui a 200 anos, atingiremos a equidade entre homens e mulheres. Não podemos esperar todo esse tempo por mudanças que precisam ocorrer agora. E precisamos do apoio dos homens também”, destacou Ana Rita.

Direitos históricos

A advogada Liz Marília Guedes afirmou que a celebração do Dia Internacional das Mulheres serve para lembrar às jovens mulheres que elas podem ocupar o espaço que desejarem na sociedade. A profissional relembrou alguns direitos históricos conquistados pelas mulheres ao longo dos últimos anos, tais como: o direito ao voto há 92 anos; o direito de possuir carteira de habilitação há 83 anos; o direito de ter o próprio cartão de crédito há 50 anos, através de uma Lei de Igualdade de Oportunidades de Crédito; e o direito de praticar esportes profissionalmente há 41 anos. "Estamos abrindo espaços, avançando, mas há um longo caminho a percorrer."

Liz Marília afirmou que veio ao Plenário para incentivar as mulheres a serem quem são na máxima potência de criatividade, força e sensibilidade. "Devemos sempre ser tratadas com dignidade e ter liberdade para exercer nossas funções, qualquer que seja ela".

Presidente da Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás, Elizabeth Abreu Brito falou em nome das homenageadas e agradeceu pela solenidade alusiva ao Dia da Mulher, por saudar e reverenciar as mulheres por suas contribuições ao Estado. “Esse dia, para além de comemorações e congratulações, é um dia reflexivo e de luta, para ressaltar a constante busca pela desinvibilização das mulheres”, disse, conclamando  as mulheres na luta pela busca pela equidade de gênero.

A presidente da Comissão da Mulher da OAB/GO, Fabíola Ariadne Rodrigues, afirmou que hoje não se está apenas celebrando a data, mas também honrando as lutas, conquistas, resiliência e diversidade social. É também, afirmou, um dia de reflexão sobre os desafios que as mulheres ainda irão enfrentar. "Em nossa diversidade, somos mulheres brancas, negras, indígenas, idosas, jovens, crianças, e precisamos reconhecer essa diversidade em nossa união e ter mais sororidade umas com as outras".

A chefe de Gabinete do deputado Mauro Rubem, Vânia França, endossou tudo que foi dito pelas mulheres que a antecederam. Ela parabenizou as mulheres que atingiram os cargos de chefia e apontou que, através dessas transformações, o mundo atingirá o equilíbrio e o fim das desigualdades de gênero.

Após a fala da chefe de gabinete, foi feita a chamada nominal das homenageadas e entrega do Certificado de Mérito Legislativo pelas mãos de Mauro Rubem.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.