Discursos reafirmam conquistas de direitos igualitários para mulheres
Durante a sessão solene em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres, proposta pelo deputado Mauro Rubem (PT), a assessora adjunta de Atividades Culturais da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Ana Rita de Castro, afirmou que as mulheres lutam cotidianamente para superar as várias formas de desigualdade. Ela parabenizou e agradeceu o deputado pelo apoio na defesa dos direitos das mulheres.
“Embora as mulheres tenham em média dois anos a mais de escolaridade frente os homens, nós ainda somos minorias nos cargos de chefia, diretorias e de confiança. Além disso, os números de ocorrências de violências domésticas não são reais, pois sabemos que a subnotificação é real. Estudos sociológicos apontam que, somente daqui a 200 anos, atingiremos a equidade entre homens e mulheres. Não podemos esperar todo esse tempo por mudanças que precisam ocorrer agora. E precisamos do apoio dos homens também”, destacou Ana Rita.
Direitos históricos
A advogada Liz Marília Guedes afirmou que a celebração do Dia Internacional das Mulheres serve para lembrar às jovens mulheres que elas podem ocupar o espaço que desejarem na sociedade. A profissional relembrou alguns direitos históricos conquistados pelas mulheres ao longo dos últimos anos, tais como: o direito ao voto há 92 anos; o direito de possuir carteira de habilitação há 83 anos; o direito de ter o próprio cartão de crédito há 50 anos, através de uma Lei de Igualdade de Oportunidades de Crédito; e o direito de praticar esportes profissionalmente há 41 anos. "Estamos abrindo espaços, avançando, mas há um longo caminho a percorrer."
Liz Marília afirmou que veio ao Plenário para incentivar as mulheres a serem quem são na máxima potência de criatividade, força e sensibilidade. "Devemos sempre ser tratadas com dignidade e ter liberdade para exercer nossas funções, qualquer que seja ela".
Presidente da Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás, Elizabeth Abreu Brito falou em nome das homenageadas e agradeceu pela solenidade alusiva ao Dia da Mulher, por saudar e reverenciar as mulheres por suas contribuições ao Estado. “Esse dia, para além de comemorações e congratulações, é um dia reflexivo e de luta, para ressaltar a constante busca pela desinvibilização das mulheres”, disse, conclamando as mulheres na luta pela busca pela equidade de gênero.
A presidente da Comissão da Mulher da OAB/GO, Fabíola Ariadne Rodrigues, afirmou que hoje não se está apenas celebrando a data, mas também honrando as lutas, conquistas, resiliência e diversidade social. É também, afirmou, um dia de reflexão sobre os desafios que as mulheres ainda irão enfrentar. "Em nossa diversidade, somos mulheres brancas, negras, indígenas, idosas, jovens, crianças, e precisamos reconhecer essa diversidade em nossa união e ter mais sororidade umas com as outras".
A chefe de Gabinete do deputado Mauro Rubem, Vânia França, endossou tudo que foi dito pelas mulheres que a antecederam. Ela parabenizou as mulheres que atingiram os cargos de chefia e apontou que, através dessas transformações, o mundo atingirá o equilíbrio e o fim das desigualdades de gênero.
Após a fala da chefe de gabinete, foi feita a chamada nominal das homenageadas e entrega do Certificado de Mérito Legislativo pelas mãos de Mauro Rubem.