"Julgam os próprios gastos", diz Talles Barreto ao defender fiscalização dos tribunais de contas
O deputado Talles Barreto (UB) pediu a palavra, durante o Pequeno Expediente da sessão ordinária, desta quinta-feira, 14. Ao discursar, o parlamentar falou sobre a necessidade de fiscalização das contas dos tribunais de contas dos estados.
“Eles recebem recursos públicos e julgam os próprios gastos. No meu entendimento, um órgão que recebe recursos públicos deveria ser fiscalizado por um outro órgão. Não estou falando que eles estão fazendo algo errado, apenas que estão errando na forma de enxergar”, argumentou.
Em outro trecho, o deputado disse que outros órgãos têm que apresentar religiosamente suas contas ao tribunal, “mas, quando pedimos a prestação do tribunal, nunca recebemos. Está errado. Estamos em um estado democrático que precisa de transparência e, ao mesmo tempo, mostrar à sociedade onde os recursos são investidos”.
Em outro momento, o político aproveitou para pedir o auxílio da Procuradoria da Casa para orientar os deputados acerca da constitucionalidade das propostas apresentadas. “Temos recebido vários vetos, muitos deles por inconstitucionalidade. Peço que tenhamos mais atenção em relação a esse assunto. Temos que fazer nossa parte. Tenho certeza que assim iremos elevar muito a qualidade do nosso trabalho”.