Grupos de danças juninas são reconhecidos pela Assembleia Legislativa, por iniciativa do deputado Clecio Alves
Por iniciativa do deputado Clécio Alves (Republicanos), a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) homenageou grupos de quadrilha que integram o Instituto Federativo de Arte Junina de Goiás (Ifajugo). A solenidade foi realizada em sessão solene na noite de sexta-feira, 15, no Plenário da Casa de Leis. Em reconhecimento ao trabalho de divulgação da cultura goiana, cerca de 100 integrantes das quadrilhas receberam o Certificado do Mérito Legislativo.
Como não poderia faltar em um evento junino, sanfona e violão ditaram a trilha musical da festa, com a dupla Elke e Danilo, responsável pela execução do Hino Nacional Brasileiro.
Em seguida, Clécio Alves apresentou os componentes da mesa diretiva: a presidente do Ifajugo, Franciane Consuelo de Lima; o presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), Luan Alves, na solenidade representando o prefeito Rogério Cruz (Republicanos); o coordenador do Escritório do Ministério da Cultura, Milton Gonçalves; e o diretor administrativo da Alego, Leder Pinheiro Rodrigues.
Clécio justificou a homenagem pela importância do movimento para a cultura goiana. O deputado lembrou que os grupos quadrilheiros se apresentam em todo o Estado, levando a alegria e a beleza das apresentações para todos os goianos. Ele lembrou que as festas juninas, abrilhantadas com as exibições dos grupos de quadrilha, movimentam a economia do Estado. Além disso, com as apresentações feitas em outras unidades da federação, os grupos quadrilheiros ajudam a divulgar o nome de Goiás para o resto do País.
Ajuda financeira
Para além da homenagem, Clécio Alves também se comprometeu a ajudar, financeiramente, os grupos de quadrilha, por meio de encaminhamento de emendas parlamentares. “Os deputados têm suas emendas impositivas e eu já orientei esses grupos para que formalizem a entidade para que a gente tenha condições de ajudá-los. E assim que estiver formalizado, da forma que a lei exige, eu estarei ajudando. E não só eu, mas outros deputados e mesmo vereadores têm interesse e estarão também dando a mão. E é isso que precisa ser feito. Dar as condições e a estrutura para que eles possam fazer com que o trabalho e sua representação seja reconhecida e assistida também.”
Após o discurso de Clécio Alves, a dupla Elke e Danilo fez uma nova apresentação, executando duas músicas.
A presidente do Ifajugo, Franciane Lima, explicou que a solenidade também marcou o lançamento da entidade recém-criada e que já congrega dez grupos profissionais de quadrilha, entre eles o Arriba Saia, que já foi campeão da competição nacional de quadrilhas juninas em 2017.
Segundo Franciane, o instituto foi pensado para fortalecer o movimento junino, que enfrenta muitas dificuldades, entre elas a falta de recursos para a manutenção dos grupos, que hoje são financiados por eventos que eles mesmos realizam, como festas e rifas.
Ela disse acreditar que a constituição da entidade vai permitir que se busquem verbas de outras fontes, como leis de incentivo à cultura, além das emendas parlamentares, como as que o deputado Clécio Alves já se comprometeu a encaminhar.
Franciane agradeceu pela solenidade de homenagem, que teve ainda mais simbolismo com o lançamento do instituto. Afirmou que é muito importante para a entidade começar com o pé direito esse movimento de renovação, com homenagem a quem realmente merece, que são os quadrilheiros juninos.
"O deputado Clécio Alves é nosso parceiro, nos ajuda. Sempre que nós falamos a respeito da Ifajugo para iniciar, ele sempre nos apoiou, sempre esteve do nosso lado. E agora nos proporciona esse momento importante, que é o lançamento do instituto aqui na Assembleia e ainda a homenagem aos quadrilheiros”, disse Franciane.
Esperança
Após a entrega do Certificado do Mérito Legislativo, o marcador Luiz Roberto da Trindade Almeida falou em nome dos homenageados. Ele abordou as dificuldades pelas quais o movimento passa, em especial, a falta de recursos, que impede muitas vezes até do quadrilheiro de participar de apresentações, por não ter dinheiro para pagar o ônibus.
Luiz Roberto agradeceu a Casa, que abriu as portas para receber os quadrilheiros, e disse que ficou esperançoso com o posicionamento firme de Clécio Alves, porque eles já receberam muitas promessas que nunca foram cumpridas. “Hoje, isso aqui poderia estar lotado do tanto que esse movimento representa, mas um pouco disso é descrédito com as políticas, com a quantidade de vezes que a gente teve pessoas que apertaram as nossas mãos e disseram: você tem meu compromisso e depois viraram as costas. Eu espero que o senhor seja diferente. Eu gostei do tom de voz, gostei da presença. Agora, como povo, eu espero que o senhor nos ajude a trilhar.”
Antes do encerramento da solenidade, Clécio Alves agradeceu os servidores da Casa pela contribuição para que a sessão se realizasse e reafirmou o compromisso de ajudar o movimento no que for possível.