Ações do terceiro setor são exaltadas em sessão solene
Durante a sessão solene de entrega do Certificado de Mérito Legislativo a entidades e voluntários do terceiro setor, o propositor da homenagem, deputado Dr. George Morais (PDT), falou de sua felicidade em promover a solenidade em prol de gente que ele considera “heróis anônimos”. “As palavras não poderiam expressar tudo o que sentimos por aqueles que transformam a vida das pessoas levando assistência de saúde, alimentos e até ajuda espiritual. Vocês fazem a diferença na vida das pessoas nas mais diversas formas.”
O parlamentar salientou que justas homenagens como essa precisam ser feitas em vida. Segundo ele, o carinho e o abraço precisam ser expressados em vida. "O que trazemos aqui é reconhecer o grande esforço desses heróis anônimos que fazem diferença no Estado de Goiás e no Brasil.”
Dr. George contou que, ao se formar em medicina, há 30 anos, teve a oportunidade de rodar pelo Estado levando saúde e atendimento a toda a população, podendo vivenciar a realidade das pessoas em situação de vulnerabilidade. Assim, ele destacou a importância de ações filantrópicas. “Não quero ficar só no discurso, quero levar para a prática, levar emendas e recursos para fortalecer e engrandecer o trabalho de vocês.”
Por fim, o propositor da homenagem ponderou que, na caminhada da vida, é preciso ter alguns pontos definidos. “Viva cada segundo como se fosse o último; viva intensamente. A vida é curta demais para sermos mesquinhos, precisamos agir corretamente. Nós plantamos o que colhemos e o que vocês estão plantando darão bons frutos”, disse.
Ele encerrou com um lembrete à sociedade: “Devemos fazer nossa parte e participar de ações humanitárias. Essa sessão também é um convite para que a sociedade abrace essa causa. Que Deus ilumine o caminho de vocês”, encerrou.
Após o discurso do parlamentar, o músico Moises dos Santos fez apresentação, tocando clássicos da música nordestina no acordeon.
Invisíveis
Após a apresentação, fez uso da palavra o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Arízio Ribeiro dos Santos. Ele afirmou que até então muitos homenageados eram pessoas invisíveis, mas a partir de hoje são reconhecidas. "Quando começamos o Fórum Goiano do Terceiro Setor, havia separação entre evangélicos, católicos e espíritas, mas, agora, sabemos que na verdade são pessoas que trabalham em prol do próximo."
O gestor lembrou que muitas associações corriam o risco de fechar. "Mas fomos a Brasília e recorremos à deputada federal Flávia Morais (PDT). Esse casal de deputados (George e Flávia), a gente bem sabe, já faz um trabalho relacionado ao terceiro setor há muito tempo. Onde o governo não consegue entrar, a gente entra e desenvolve um bom trabalho. Já conseguimos muitos avanços”, destacou Arízio, reforçando que, em muitos municípios, o esforço dos representantes do terceiro setor não só faz toda a diferença, mas é de fato crucial para toda a sociedade.
Terceiro setor é o nome que se adotou para designar as instituições que não fazem parte do Estado e nem do mercado e realizam atividades de interesse social.