Deputada federal atesta a força do terceiro setor
A deputada federal Flávia Morais (PDT-GO) participa da sessão em homenagem ao terceiro setor, na manhã desta segunda-feira, 18, no Plenário Iris Rezende Machado. Em discurso, ela destacou a visibilidade do segmento. “Aqui, hoje, se dá um reconhecimento público pelo que vocês fazem pela sociedade”, declarou.
Terceiro setor é o nome que se adotou para designar as instituições que não fazem parte do Estado nem do mercado e realizam atividades de interesse social.
Flávia Moraes afirmou, ainda, que a sociedade civil organizada fortalece a cidadania através das ações realizadas. Assim, ela conclamou por mais incentivos e fortalecimento das entidades do terceiro setor para viabilizar as condições necessárias para realizações do serviço. “Não basta só ter boa vontade. É preciso ter a estrutura, e nós, do poder público, atuamos para garantir essa estrutura.”
A parlamentar destacou, por fim, que, embora seja louvável a homenagem, isso não basta. Ela elencou ações que tem promovido no Congresso Nacional para garantir o envio de recursos federais para as entidades filantrópicas goianas. “Estamos lá à disposição de vocês. Essa é nossa pauta também e faremos com que nossa voz chegue a outros parlamentares para fortalecermos essas entidades. Quero dizer a vocês que eu acredito em anjos, mas não aqueles figurativos de olhos azuis e cabelos dourados enrolados. Pessoas que resolvem cuidar de outras pessoas, do bem comum, essas pessoas têm uma estrela diferenciada, são pessoas de Deus, verdadeiros anjos. Parabéns e contem conosco”, encerrou.
Destaque
Presidente da Associação dos Amigos de Deus, entidade do terceiro setor atuante em Goiás, Marcos Vinícius Ribeiro Gonçalves falou em nome dos homenageados. Ele iniciou dizendo que a sessão simboliza a força e o impacto do terceiro setor junto à sociedade civil e agradeceu o deputado George Morais (PDT) pela homenagem. "Destaco ainda a figura de Arízio Santos, que tem dado contribuição fundamental para a promoção deste fórum. Quando ele entrou existiam duas emendas parlamentares e agora temos cerca de 200, multiplicando as nossas possibilidades”, destacou.
Marcos Vinícius ressaltou que este fórum é uma manifestação viva da união e da força coletiva e fortalece as instituições. "É a unidade entre todos, abençoada por Deus. Quando damos as mãos, deixando de lado as diferenças, o bem maior prevalece, pois o propósito maior é o cuidado com as pessoas."
O gestor disse que muitas instituições fazem esse trabalho voluntário, mas ainda sem registro, por isso o desafio de legalizar todas elas. "O meu desejo é promover o bem maior para todas as vidas, isso é o que nos move. Cada um de nós desempenha um papel vital para promover a mudança que a sociedade tanto precisa. Que Deus continue iluminando e guiando nossos passos para auxiliar aqueles que precisam”, encerrou Marcos Vinícius.