Ícone alego digital Ícone alego digital

Assembleia Legislativa reverencia mulheres empreendedoras em Goiás, por iniciativa do deputado Virmondes Cruvinel

19 de Março de 2024 às 07:10
Crédito: Maykon Cardoso
Assembleia Legislativa reverencia mulheres empreendedoras em Goiás, por iniciativa do deputado Virmondes Cruvinel
Deputado Virmondes realiza homenagem às Mulheres Empreendedoras

Por iniciativa do presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo, deputado Virmondes Cruvinel (UB), a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou, na noite dessa segunda-feira, 18, palestra sobre empreendedorismo feminino e homenagem às mulheres empreendedoras. O evento teve lugar no Auditório Carlos Vieira, do Palácio Maguito Vilela.

As mulheres com destaque no desenvolvimento do espírito empreendedor em Goiás formaram uma roda de conversa. São elas: a representante do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás), Priscila Vilarinho; a médica e ex-deputada estadual Rose Cruvinel; a vice-presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio), Irma Fernandes; a vice-presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg); e a presidente da Feira das Mães Empreendedoras, Karen Souza.

Ao abrir o evento, Virmondes Cruvinel destacou a importância da Lei nº 18.918, de sua autoria, promulgada em 26 de junho de 2015, como uma medida que visa fomentar a cultura empreendedora, proporcionando um ambiente propício para o desenvolvimento de novos negócios e a inovação no Estado. O deputado afirmou que o empreendedorismo tem papel crucial no desenvolvimento de qualquer comunidade, não apenas pela geração de renda e empregos, mas também por impulsionar a pesquisa, a ciência, a tecnologia e a educação.

“Uma das nossas pautas diz respeito à luta das mulheres empreendedoras, com o apoio da sociedade civil organizada e entidades representativas. Nós já conseguimos aprovar algumas leis importantes relativas ao empoderamento feminino. Estamos procurando melhorar o ambiente de negócios por meio de parceiros sólidos. Temos parcerias com o trabalho de formação em empreendedorismo”, destacou o legislador.

Mulheres que empreendem

Priscila Vilarinho destacou que Goiás possui 3,7 milhões de mulheres. Dentre elas, 371 mil são empreendedoras, ou seja, 10% do total. O levantamento faz parte de uma pesquisa do Sebrae e traz características sociodemográficas das mulheres que empreendem e o panorama da criação de empresas por mulheres em Goiás. “É muito importante a gente trabalhar o empreendedorismo feminino no contexto do mercado de trabalho. A utilização do potencial feminino no mercado de trabalho contribui para o crescimento econômico”, pontuou.

A gestora destacou o perfil dessas mulheres. A idade média é de 42 anos e 47% delas se declaram brancas, enquanto 46% se declaram pardas. A renda média mensal da empreendedora é de R$ 2.516,00, enquanto os homens recebem R$ 4.135,00.

Ao finalizar, ela destacou que o Sebrae está sempre preocupado em desenvolver ações que fomentem o empreendedorismo por mulheres e que apoiem o desenvolvimento do Estado.

O objetivo do evento foi promover e valorizar a difusão do espírito empreendedor, destacando a importância de entidades atuantes na área e proporcionando capacitação e atualização para lideranças e participantes de projetos empreendedores. Ao final, as mulheres receberam uma homenagem de Virmondes, pelo reconhecimento do trabalho desempenhado em Goiás.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.