Por iniciativa do deputado Coronel Adailton, Parlamento goiano homenageou sociedades mantidas pela maçonaria
A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou, por iniciativa do deputado Coronel Adailton (Solidariedade), sessão solene extraordinária na noite dessa terça-feira, 19, para celebrar o Dia Nacional dos DeMolays e Filhas de Jó. O parlamentar entregou Certificados do Mérito Legislativo aos jovens participantes das instituições para-maçônicas.
Todo o simbolismo da maçonaria esteve representado no Plenário Iris Rezende Machado, nos emblemas, nas vestimentas e estandartes trazidos pelos integrantes da ordem e de instituições paramaçônicas.
O Corpo Musical da Polícia Militar executou o Hino Nacional Brasileiro, no início da sessão solene.
Compuseram a mesa, além do propositor da ação, Coronel Adailton, que presidiu os trabalhos: a deputada Dra. Zeli (UB); o grão-mestre da Grande Loja Maçônica de Goiás, Mário Martins de Oliveira Neto; o secretário de Ordens Paramaçônicas da Grande Loja do Estado de Goiás, Divino Rodrigues de Freitas; o inspetor litúrgico do Estado de Goiás, José Carlos Ferreira dos Santos; o deputado estadual do Parlamento Jovem, Lucca Meira Ferreira; a miss Filha de Jó Goiás e Distrito Federal, Ana Laura Carlos Marcelino; o mestre conselheiro Carlos Marcelino Rosa Júnior; e o secretário da Polícia Legislativa da Alego, Edson Ferreira Moura.
Em discurso, Adailton lembrou que entrou na maçonaria em 2007, segundo ele já com idade um pouco avançada para esse fim, mas, mesmo assim, aprendeu muito, porque, desde que se integrou à instituição, entendeu que os princípios básicos do movimento — igualdade, liberdade, fraternidade, a prática da caridade e da solidariedade — o levariam a patamares melhores.
Superando obstáculos
O deputado ressaltou que, buscando os aprendizados dentro da instituição, cresceu muito como ser humano. Adailton disse que foi tentando buscar o crescimento também para os jovens que veio a iniciativa de realizar a sessão solene. E sublinhou que, para que a homenagem fosse realizada, alguns obstáculos tiveram que ser transpostos, inclusive com relação ao Regimento Interno da Casa.
Segundo ele, havia um entendimento de que não poderia haver menores de 18 anos para serem homenageados, impasse que foi solucionado com entendimento com a assessoria jurídica e a autorização dos pais. “A homenagem é para os presentes que estão representando tantos outros e tantas outras. Mas que essa homenagem seja reflexo do respeito que a Assembleia Legislativa de Goiás tem pela maçonaria goiana e, principalmente, pela juventude que compõe a Ordem Demolay, as Filhas de Jó, e os apejotistas e as apejotistas.”
A deputada Dra. Zeli também se manifestou e disse ter visto no deputado Coronel Adailton a grandeza de um homem que se preocupa com o próximo. “E hoje nessa sessão eu descubro aqui que a riqueza deste homem também vem por participar de uma instituição tão séria, que trabalha no silêncio, fez parte e continua fazendo parte da grande história deste País”, pontuou.
Em seu discurso, o grão-mestre Mário Martins de Oliveira Neto agradeceu o apoio que o propositor da homenagem tem dado às instituições maçônicas e paramaçônicas, que colaboram para que os objetivos da instituição, tornar feliz a humanidade e melhorar a sociedade, através do aprimoramento pessoal dos seus integrantes, sejam alcançados.
“Nosso mestre maior já dizia que é preciso cuidar da semeadura para que tenhamos uma boa colheita. E nós estamos fazendo a nossa parte e o Coronel Adailton aqui, também, ajudando, dentro das suas possibilidades essa semeadura, uma semeadura de qualidade. Porque são esses jovens que não vão ser só o futuro, mas já são uma realidade e o presente da nossa cidade, do nosso Estado e da nossa Nação”, falou Oliveira Neto.
Outros integrantes da maçonaria também fizeram uso da palavra, agradecendo a iniciativa da homenagem aos jovens das instituições paramaçônicas.
Após receber o Certificado do Mérito Legislativo, o deputado estadual do Parlamento Jovem, Lucca Meira Ferreira, falou em nome dos homenageados. Ele apontou que a essência da instituição que representa é ajudar uns aos outros a viver uma vida limpa, íntegra e patriótica, de forma a serem detentores do respeito e consideração de todos os homens de bem.
Lucca lembrou que os jovens das instituições promovem, cotidianamente, atividades filantrópicas para a sociedade através da criação de projetos sociais próprios e prestando auxílio ao funcionamento de organizações filantrópicas. Segundo ele, em algumas ações, os jovens conseguem arrecadar toneladas de alimentos, roupas e itens de higiene, que são doados para famílias carentes.
“Todos nós, demolays, filhas de Jó e apejotistas nos orgulhamos do título conferido na data de hoje, por proposição do deputado estadual Coronel Adailton, não não apenas por tal mérito, mas, de igual maneira, pela consideração do nobre deputado com a nossa causa. Coronel Adailton, essa homenagem tem um peso maior para nós por ter sido uma proposição sua, como representante ativo das causas da maçonaria e de todas as ordens que o cercam”, afirmou o jovem.
Em seguida os outros homenageados receberam o Certificado do Mérito Legislativo das mãos do deputado Coronel Adailton.
As instituições
O Dia Nacional do DeMolay é comemorado em 18 de março, data em morreu Jacques de Molay, que foi considerado o herói mártir da ordem. A Ordem DeMolay é uma sociedade mantida pela maçonaria, fundada no dia 24 de março de 1919, nos Estados Unidos, pelo maçom Frank Sherman Land.
A sociedade incentiva cada membro a trilhar o seu caminho baseando-se em virtudes, como o amor filial, reverência pelas coisas sagradas, cortesia, companheirismo, fidelidade, pureza e patriotismo. Segundo a ordem, esses são os diferenciais na vida de um líder.