Inclusão da Semana do Cerrado no calendário escolar goiano é acatada pela Comissão da Educação
Em encontro realizado nesta quarta-feira, 20, a Comissão de Educação do Parlamento goiano, presidida pela deputada Bia de Lima (PT), deliberou sobre uma matéria pertinente à temática. Outros dois projetos foram distribuídos à relatoria.
Aprovação
De autoria da titular do colegiado, o projeto de lei nº 1634/23, que dispõe sobre a inclusão da Semana do Cerrado no calendário escolar da rede de ensino no Estado de Goiás, recebeu sinal verde da Comissão de Educação A matéria foi relatada pela deputada Vivian Naves (PP), com parecer favorável aprovado por unanimidade.
De acordo com Bia de Lima, a proposta irá contribuir na formação educacional dos jovens a consciência socioambiental, em prol da conservação do bioma. “A educação tem papel crucial na determinação ética e moral diante da tomada de decisões dos cidadãos, sendo determinante para que todos sejam responsáveis pela valorização e conservação do bioma, estimulando o seu desenvolvimento sustentável”, frisa a legisladora em sua justificativa.
“Nesse sentido, a rede escolar deve organizar o compartilhamento deste conhecimento à comunidade colegial, espelhando na sociedade o sentimento de pertencimento e interação com o meio ambiente”, salienta Bia de Lima.
Conhecido como a savana brasileira, o texto destaca que o Cerrado é considerado o segundo maior bioma da América do Sul e do Brasil, abrangendo cerca de 22% do território nacional. Com diferentes biodiversidades, o Cerrado alimenta três das maiores bacias hidrográficas do continente sul-americano e contribui com 43% da água de superfície do Brasil fora da Amazônia.
A Semana do Cerrado propõe a mobilização de todas as escolas de Goiás para a difusão das diretrizes e objetivos da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), a fim de promover a conscientização e formação de jovens proativos pela preservação do Cerrado de forma participativa e interdisciplinar, dentro do ambiente educacional.
Distribuição de matérias
Foram distribuídos à relatoria os processos:
926/23 - Autor: Cristiano Galindo (Solidariedade) - Assunto: Dispõe sobre o direito à educação de qualidade da língua portuguesa e à democratização ao acesso à saúde para crianças e adolescentes brasileiras, descendentes de refugiados, apátridas e imigrantes. Relator: Amilton Filho (MDB)
1716/23 - Autor: Talles Barreto (UB) - Assunto: Dispõe sobre a criação do programa Jovem Economista, que promove fundamentos de finanças e empreendedorismo no âmbito das escolas estaduais do Ensino Médio. Relator: Vivian Naves (PP).