Ícone alego digital Ícone alego digital

Projetos ambientais são deliberados na Comissão de Constituição, Justiça e Redação

09 de Maio de 2024 às 09:48

Dois projetos ambientais foram deliberados pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), na reunião desta quinta-feira, 9. O processo n° 9405/23, da deputada Rozângela Rezende (Agir), estabelece o Programa Virada Ambiental como uma política pública fundamental para compensar os gases de efeito estufa (GEEs) gerados pelas atividades econômicas no Estado. A matéria teve aprovado o parecer favorável do deputado José Machado (PSDB). 

A essência do programa é destacar a importância do plantio de espécies nativas do Cerrado, incentivando a sensibilização da sociedade goiana. Essa abordagem não apenas reconhece a urgência da situação climática global, mas também busca engajar ativamente a população em iniciativas que promovam a educação ambiental e a conscientização sobre a compensação de carbono e seus impactos socioambientais.

Já o projeto de lei 5072/24, de autoria do deputado Antônio Gomide (PT), dispõe sobre a criação da Política Estadual dos Mananciais, para Recuperação e Sustentabilidade Hídrica no Estado de Goiás. A propositura objetiva a preservação, recuperação e o uso sustentável dos mananciais goianos. Dentre as medidas estão apontadas a recuperação e preservação das áreas de preservação permanente, ao redor das nascentes e margens dos mananciais; a prevenção e combate ao descarte irregular de resíduos nos mananciais; a prevenção e combate ao assoreamento dos mananciais e a prevenção e combate ao lançamento de efluentes nos mananciais.

Em relatório, a deputada Vivian Naves (PP) apresentou parecer pela diligência, que foi acatado pelo colegiado.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.