Ícone alego digital Ícone alego digital

Executivo sanciona reconhecimento oficial da festa religiosa de Guarinos

03 de Junho de 2024 às 07:02

A Governadoria sancionou a Lei Estadual nº 22.722, originalmente projeto de lei  n° 3622/23, de autoria do deputado Talles Barreto (UB), que inclui, no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado, o Dia Estadual do Romeiro de Nossa Senhora da Penha. 

Em justificativa no texto, o legislador anota que, após o ciclo de ouro, ocorreu o achado da imagem de Nossa Senhora da Penha na Serra da Lapinha e, a partir da grande religiosidade dos fiéis, começou a ser realizada a romaria em devoção à santa, na cidade de Guarinos, atraindo  devotos de Goiás e de todo o Brasil. A cidade fica a 270 quilômetros de Goiânia, na região central do Estado (microrregião de Ceres).  

Segundo o parlamentar, Guarinos é a terceira maior rota da fé em Goiás e uma das mais antigas do Estado. Além disso, durante os dez dias de romaria, a pequena cidade histórica se transforma para as festividades, abrigando comitivas e carros de bois, cavaleiros, muleiros e tropeiros com celebrações de missas e realização de shows.

Talles conclui que a romaria, tradicionalmente, acontece entre a última semana de junho e a primeira semana de julho. Em 2023, foi realizada a 273ª edição da festa religiosa, reunindo cerca de 80 mil romeiros de vários lugares.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.