Ícone alego digital Ícone alego digital

Em Rio Verde, Parlamento concedeu Título de Cidadania Goiana ao promotor Lúcio Cândido de Oliveira Júnior

27 de Junho de 2024 às 07:00
Crédito: Will Rosa
Em Rio Verde, Parlamento concedeu Título de Cidadania Goiana ao promotor Lúcio Cândido de Oliveira Júnior
Sessão solene itinerante de entrega de Título de Cidadania Goiana ao senhor Lúcio Cândido de Oliveira Júnior

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), por iniciativa do deputado Karlos Cabral (PSB), realizou sessão solene itinerante nessa quarta-feira, 26, para entregar Título de Cidadania Goiana ao paulista Lúcio Cândido de Oliveira Júnior, promotor de justiça titular da 6ª Promotoria de Justiça de Rio Verde. A cerimônia ocorreu no auditório do Fórum da cidade de Rio Verde.

Além do deputado e de sua esposa Daise Franciele Cabral, integraram a mesa de trabalho o prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale (MDB); o reitor da Universidade de Rio Verde (Unirv), Alberto Barela; o homengeado da noite, Lúcio Cândido de Oliveira Júnior, e sua esposa, Karine Martins; a promotora de justiça da 8ª Vara de Rio Verde, Renata Dantas; a juíza de direito titular da 2ª Vara de Família, Coraci Pereira da Silva; a deputada federal Marussa Boldrin (MDB); e a diretora administrativa e presidente da Comissão de Festas e Eventos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subseção de Rio Verde, Katielle Souza.

O deputado Karlos Cabral, ao discursar, disse que a atuação do homengeado em Rio Verde foi fundamental em diversas áreas, incluindo educação, meio ambiente e saúde pública. "Ele foi responsável por significativos investimentos e ações ambientais, como a assinatura de termos de compromisso que resultaram em multas e investimentos, que beneficiaram a comunidade local. Entre os projetos destacam-se a construção da sede da promotoria, a aquisição de equipamentos para o hospital local e a construção de uma ala no Hospital do Câncer de Rio Verde”, informou.

Segundo Cabral, Oliveira Júnior contribuiu para a educação, compartilhando seu vasto conhecimento em disciplinas como direito tributário, processual civil e previdenciário. “Sua dedicação à comunidade e à justiça é amplamente reconhecida, o que levou a Assembleia Legislativa de Goiás a conceder-lhe, de forma unânime, o título honorário de cidadão goiano.”

O magistrado foi elogiado por Cabral não apenas por sua trajetória profissional, mas também pelo seu compromisso com a comunidade e dedicação à família. “Receber o título de cidadão goiano é um reconhecimento profundo do impacto positivo que Lúcio trouxe para a região. Sua dedicação e paixão pelo trabalho refletem a confiança e o apreço de toda a população goiana, tornando-o oficialmente um dos filhos ilustres do Estado.”

Ao finalizar seu pronunciamento, Cabral citou a poetisa Cora Coralina: "'O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim, terás o que colher', e hoje podemos aqui homenagear essa caminhada tão nobre que Lúcio vem realizando em sua vida”, concluiu.

Compromisso

O promotor de justiça titular da 6ª Promotoria de Justiça de Rio Verde reiterou o discurso de Cabral lembrando o apoio significativo (do parlamentar) na área da saúde, que colaborou com a inauguração do novo ambulatório médico no Hospital do Câncer de Rio Verde. “Esse avanço representou um passo importante na melhoria do acesso ao tratamento pelo Sistema Único de Saúde e foi sua generosidade e empenho que possibilitaram isso.”

A promotora de justiça da 8ª Vara de Rio Verde, Renata Dantas, iniciou seu discurso refletindo sobre a vida. “Para mim, a vida é como um pedaço colorido de tecido, cheia de altos e baixos. Cada experiência nos ensina lições valiosas e nos torna mais humanos e completos; é assim que a vida se torna extraordinária”.

Renata destacou a contribuição do homenageado na construção de uma creche local, mostrando um exemplo de investimento em educação e solidariedade. “Detalhes como esses fazem diferença na vida de uma família e Lúcio entende bem disso, humanidade”, finalizou.

A deputada Marussa Boldrin destacou sua amizade com o homenageado e a grandeza do trabalho que ele vem realizando a favor da cidade de Rio Verde. Ela reiterou seu compromisso com o município e o amor pelos cidadãos. “Não podia deixar de comparecer a essa honra tão merecida. Em nome da nossa cidade, agradeço pelo amor que tem derramado aqui.”

Homenageado


Por fim, o homenageado da noite proferiu um discurso emocionado e destacou a importância de sua família, dividindo o mérito da honraria com sua esposa e filhos, que têm sido seu apoio constante ao longo dos anos. Ele também prestou homenagem à sua mãe e ao seu pai, reconhecendo a influência positiva deles em sua vida.

O promotor expressou gratidão aos seus sogros e cunhados por seu apoio incondicional e pelo acolhimento caloroso. Ele reconheceu também a contribuição de seus amigos, descrevendo como suas ações e conselhos moldaram sua jornada pessoal e profissional.

Ao falar sobre sua conexão com Goiás, Lúcio brincou sobre sua identidade de "goiano por adoção", agora oficializada com a homenagem recebida. O homenageado enfatizou que a honraria não é apenas resultado de seus esforços individuais, mas sim do apoio e colaboração de todos aqueles que o acompanharam ao longo dos anos.

Encerrando seu discurso, o promotor citou trechos do hino goiano, ressaltando seu profundo amor pela terra que escolheu como lar, e agradeceu a todos os presentes pela oportunidade e pelo reconhecimento especial recebido.

Lúcio Cândido de Oliveira Júnior nasceu em 15 de outubro de 1963, em Miguelópolis, São Paulo. Ele é graduado em direito pela Faculdade de Franca (1994), especialista em direito público pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) e mestre em direito do agronegócio e sustentabilidade pela Universidade de Rio Verde. Lúcio possui ampla experiência na área jurídica, com ênfase em direito processual penal, e atualmente atua como promotor de justiça do Ministério Público do Estado de Goiás em Rio Verde.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.