Ícone alego digital Ícone alego digital

Vilela sanciona a lei que obriga agências a informarem sobre política de cancelamento e reembolso

01 de Julho de 2024 às 12:03

Foi publicada no Diário Oficial do Estado, após sanção do governador em exercício Daniel Vilela (MDB), a Lei Estadual nº 22.810/2024, que obriga as agências de viagens e turismo a informarem a política de cancelamento e reembolso aos seus consumidores, no momento da contratação do pacote turístico. A medida é originária do processo nº 3323/23, de autoria do deputado Veter Martins (UB), que foi chancelado pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), em dois turnos, em junho.

O artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor (CDC) estabelece que “o consumidor pode desistir do contrato no prazo de 7 dias, a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a compra ocorrer fora do estabelecimento comercial”. Normatiza sobre o tema, ainda, a Resolução nº 400/2016, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). “Os passageiros têm até 24 horas para desistir da compra e ter o reembolso integral do valor da passagem, sem nenhum custo adicional. A regra é válida tanto para compras feitas pela Internet como para as feitas em lojas físicas”, determina.

Conclui o deputado na justificativa: “É fato que os consumidores enfrentam dificuldades e perdas monetárias para cancelar e receber reembolso de passagem aérea. Ao meu ver, devem ter o mesmo tratamento e facilidade que tiveram no momento da compra, sem precisar explicar o motivo da desistência, sempre respeitando os prazos legais de cancelamento”.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.