Ícone alego digital Ícone alego digital

Lei que institui a Política Estadual de Estímulo ao Empreendedorismo Feminino já está em vigor

02 de Agosto de 2024 às 14:03

Já em vigor está a Lei Estadual n° 22.853/24, que altera a Lei nº 21.505, de 14 de julho de 2022, que institui a Política Estadual de Estímulo ao Empreendedorismo Feminino. A matéria é de autoria da deputada Bia de Lima (PT).

A lei estabelece pontos, como o estímulo à adoção de medidas para garantir a igualdade de gênero e o empoderamento econômico das mulheres empreendedoras; o estímulo à inovação, à pesquisa e ao desenvolvimento de novos negócios liderados por mulheres; a simplificação de burocracias na formalização do empreendimento; o incentivo à disponibilização de instrumentos de formação de networking, como palestras, encontros presenciais e pela internet, compartilhamento de vivências e mentorias especializadas para fortalecer o empreendedorismo feminino, entre outros.

Segundo Bia, a lei busca “incentivar, apoiar e promover a participação das mulheres no empreendedorismo e na geração de renda, por meio de ações que estimulem o desenvolvimento econômico e social”.

De acordo com dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Goiás (Sebrae-GO), em 2020 apenas 37% dos empreendimentos formais do Estado eram liderados por mulheres. Além disso, essas empresas lideradas por mulheres têm, em média, menos funcionários e faturamento do que as empresas lideradas por homens. Essa desigualdade pode ser atribuída a diversos fatores, como a falta de acesso ao crédito e a redes de apoio, além de preconceitos e estereótipos de gênero.

“A partir dessa iniciativa, será possível incentivar e apoiar as mulheres empreendedoras, ampliar o acesso ao crédito e ao mercado, estimular a inovação e a pesquisa e promover a igualdade de gênero, além do empoderamento econômico das mulheres”, afirma Bia de Lima no texto da lei.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.