Foi sancionada pelo Poder Executivo e publicada no Diário Oficial a Lei Estadual nº 22.891, que institui o Dia Estadual do Gerontólogo no Calendário Oficial do Estado de Goiás. A nova data comemorativa será celebrada anualmente em 24 de março.
A proposta, originalmente o projeto de lei nº 9975/23, foi apresentada pelo deputado Ricardo Quirino (Republicanos). Em sua justificativa, o parlamentar destaca que o gerontólogo é o profissional responsável por observar e acompanhar as mudanças que ocorrem durante o processo de envelhecimento humano, englobando aspectos biológicos, psicológicos e sociais. Esses profissionais desempenham um papel essencial na promoção de um envelhecimento saudável, focado na qualidade de vida dos idosos até o final de suas vidas.
O deputado também enfatiza a importância do trabalho dos gerontólogos em diferentes contextos, como em instituições de longa permanência para idosos, onde gerenciam atividades e cuidados em planos de saúde, com foco em ações preventivas; e em centros públicos de convivência para idosos, atuando em oficinas e atividades.
Com o crescimento dessa área profissional, que é frequentemente referida como "a profissão do futuro" devido ao aumento projetado da população idosa nos próximos 50 anos, o parlamentar sublinha a relevância de valorizar e reconhecer o trabalho dos gerontólogos, que são fundamentais na prevenção, reabilitação, ambientação e cuidados paliativos dos idosos, garantindo-lhes um envelhecimento digno e de qualidade.