Ícone alego digital Ícone alego digital

Proposta por Bruno Peixoto, Parlamento goiano homenageou o desembargador Leobino Valente Chaves

26 de Setembro de 2024 às 12:40
Crédito: Denise Xavier
Proposta por Bruno Peixoto, Parlamento goiano homenageou o desembargador Leobino Valente Chaves
Sessão solene de entrega de Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira ao desembargador Leobino Valente Chaves

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou, nesta quinta-feira, 26, sessão solene extraordinária em homenagem ao desembargador e ex-presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), Leobino Valente Chaves. A solenidade  foi proposta pelo presidente da Casa de Leis, deputado Bruno Peixoto (UB) e reuniu deputados, autoridades do Tribunal de Justiça de Goiás e de outras instituições. Leobino recebeu uma das maiores honrarias da Assembleia, a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira.

Além do parlamentar, compuseram a mesa de trabalhos: subprocurador-geral do contencioso da Procuradoria-Geral do Estado de Goiás, Alexandre Félix Goss, representante do governador Ronaldo Ramos Caiado (UB); presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, desembargador Carlos Alberto França; desembargador Leobino Valente Chaves, homenageado com a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira; presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga; defensor público Clayton Rodrigues, representante da Defensoria Pública do Estado de Goiás; subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos do Ministério Público do Estado de Goiás, Fabiana Lemes Zamalloa do Prado; procuradora-geral da Assembleia Legislativa de Goiás, Andreya da Silva Matos Moura; deputados estaduais Cristóvão Tormin (PRD) e Dr. Rodrigo Fernandes (Avante); subprocurador-geral da Assembleia Legislativa, Iure de Castro Silva; advogada Anna Vitória Gomes Caiado; diretor-tesoureiro da Ordem dos Advogados do Brasil Secção Goiás, Eduardo Alves Cardoso Júnior, representando o presidente da OAB-GO, Rafael Lara Martins.

Ao fazer uso da palavra, o propositor, deputado Bruno Peixoto (UB), destacou a trajetória do homenageado. “Quero agradecer a presença de todos e dizer que, além de receber a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, hoje comemoramos os 75 anos de vida do desembargador Leobino e estamos muito felizes de recebê-los aqui na Casa de Leis”, disse o presidente da Assembleia Legislativa.

Peixoto pontuou que o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO) é exemplo para o Brasil. “Os projetos que chegam aqui na Casa, provenientes do TJ, têm tramitação célere, porque sabemos e reconhecemos o trabalho que a Justiça exerce no Estado. A sociedade vê o resultado das ações do tribunal. Aproveito a oportunidade de parabenizar o Leobino e todos os juízes, as juízas, desembargadores e servidores da Justiça”, destacou.

O subprocurador-geral da Assembleia Legislativa, Iure de Castro Silva, exaltou o legado do desembargador Leobino, destacando seu compromisso inabalável com a justiça e a honra. "Hoje celebramos a trajetória de um dos maiores homens públicos de Goiás, alguém que, durante toda sua jornada profissional, escolheu o caminho da honra e da lealdade".

O deputado Dr. Rodrigo Fernandes (Avante) enalteceu a importância do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO) e comentou sobre a trajetória do agraciado com a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira. “Trago aqui o carinho, o respeito e o reconhecimento da Assembleia por tudo aquilo que o desembargador Leobino sempre fez. Parabéns! Sobretudo parabéns por ajudar a colocar o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás entre os melhores tribunais do País”, destacou Dr. Rodrigo. 

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga também discursou e comentou o impacto duradouro que o desembargador teve no Tribunal de Justiça do Estado. "Deixou marcas profundas durante sua passagem pelo Tribunal, marcas essas que jamais serão esquecidas", afirmou.

Por sua vez, o deputado Cristóvão Tormin (PRD) disse que era uma das testemunhas do trabalho do desembargador à frente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO). “Como bacharel em direito e como deputado estadual pelo terceiro mandato, eu pude acompanhar todo seu trabalho na condução do Tribunal de Justiça de Goiás e presenciei muitas conquistas. Várias ações foram desenvolvidas ao longo de sua trajetória como presidente”, frisou.

Na sequência, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, Carlos Alberto França destacou a importância da trajetória de Leobino Valente para o Judiciário e para a sociedade goiana. "Hoje, todos nós, amigos, colegas e familiares do desembargador, sentimos um misto de perda pela sua ausência no nosso convívio diário, mas também uma enorme alegria ao reconhecermos o impacto da sua trajetória e tudo o que fez pelo Poder Judiciário de Goiás", afirmou França.

O homenageado, o desembargador e ex-presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) Leobino Valente Chaves disse que se via generosamente homenageado após encerrar a carreira de magistratura no Estado de Goiás. “Sou grato pelo exercício que eu pratiquei por mais de quatro décadas, e o fiz sempre consciente, despido de ambições pessoais, mas sempre voltado aos anseios do meu coração. Durante a minha trajetória tive a responsabilidade de julgar o meu semelhante e eu fiz com muita responsabilidade e sendo justo”, declarou.

Após a solenidade, a convite do presidente da Assembleia, Bruno Peixoto, todos participaram de um coquetel em comemoração aos 75 anos de Leobino Chaves no salão nobre da Casa.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.