Notícias dos Gabinetes
Comissão de Meio Ambiente vai à primeira reunião da Comitiva Goiás para a COP 30
A 30ª Conferência das Nações Unidas será realizada entre 10 e 21 de novembro de 2025, em Belém
Na última sexta-feira, 4, aconteceu a primeira reunião da Comitiva de Goiás para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, a COP 30, que será sediada em Belém, no Pará. O objetivo foi dar início ao planejamento da próxima edição do evento, que vai exigir muito das comitivas brasileiras, responsáveis por conduzir o debate das problemáticas ambientais no Brasil, além da missão de atrair parcerias e investimentos para o país.
O encontro, na Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), contou com as assessoras Camilla Oliveira e Jayne Bueno, o secretário Márcio Barbosa e a assistente Luiza Lobo e Godoi, representando a presidente da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), a deputada Rosângela Rezende (Agir).
Também foram convidados o analista ambiental da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG), Thiago Castro; além do diretor superintendente, Antônio Carlos de Souza, e do analista técnico do Sebrae Goiás, Douglas Paranahyba. Os representantes foram recebidos pela equipe da Semad, composta por José Bento da Rocha, subsecretário de Planejamento, Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável; Kaoara Batista, superintendente de Desenvolvimento Sustentável e Resíduos Sólidos; Milvo Di Domenico, gerente de Mudanças Climáticas e Serviços Ecossistêmicos; e Carolina Stange, assessora especial da secretária Andréa Vulcanis.
A edição deste ano inicia em novembro na cidade de Baku, no Azerbaijão, onde essa mesma comitiva deve representar o Estado e o Cerrado na 29ª edição da Conferência. Para o próximo ano, o desafio é lançar luz aos problemas e demandas do bioma, em meio ao grande volume de questões ambientais de um país continental como o Brasil.