Criação de programas que promovem cidadania é objeto de projetos em tramitação na Assembleia Legislativa
De autoria do deputado Dr. George Morais (PDT), começaram a tramitar, nesta Casa de Leis, os projetos nº 24287/24, que institui o programa “Sala de Acolhida” nas unidades de saúde do Estado, e o nº 24288, que cria o prêmio “Primeiro Cidadão Do Futuro” para estudantes da rede estadual de ensino.
O Programa “Sala de Acolhida” é uma iniciativa para promover o acolhimento humanizado nas unidades de saúde do Estado. “Sabemos que muitos pacientes e familiares chegam às unidades de saúde em situações de estresse e vulnerabilidade, e um espaço que ofereça orientações e apoio pode fazer uma diferença significativa em sua experiência. Esse projeto visa não apenas acolher, mas também orientar e facilitar o fluxo de atendimento, melhorando a comunicação e reduzindo o tempo de espera para os usuários”, explica o deputado em suas justificativas.
De acordo com a proposta, as salas de acolhida não apenas melhorarão a experiência do paciente no sistema de saúde, mas também contribuirão para reduzir a sobrecarga dos profissionais da saúde, já que o programa oferecerá uma estrutura de apoio e orientação aos familiares, reduzindo dúvidas e ansiedade.
A implementação de espaços acolhedores, com profissionais capacitados, representa, segundo George Morais, um avanço significativo para a humanização do atendimento em saúde, um dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), promovendo o bem-estar e fortalecendo a confiança dos cidadãos nos serviços de saúde pública. “Trata-se de um passo importante em direção à humanização da saúde, oferecendo atendimento mais digno e respeitoso a todos os cidadãos”, ressalta o parlamentar.
Estudantes
O projeto de nº 24288/24 institui o prêmio “Primeiro Cidadão do Futuro” para estudantes da rede estadual de ensino que participam de projetos educacionais promovidos pela Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc). O objetivo é incentivar a participação ativa dos alunos em programas que promovam valores de cidadania e responsabilidade social, ao mesmo tempo em que estimula o protagonismo juvenil nas escolas da rede estadual.
Segundo o deputado, ao premiar estudantes que se destacam nessas atividades, o prêmio busca não apenas valorizar suas atitudes positivas, mas também inspirar outros alunos a participarem ativamente de projetos e iniciativas que contribuam para seu crescimento pessoal e acadêmico.
“A regulamentação da premiação pela Seduc garantirá que os critérios de seleção sejam justos e transparentes, assegurando que os estudantes premiados representem verdadeiramente os valores que o prêmio deseja promover”, afirma o autor em suas justificativas.
Dr. George frisa que o reconhecimento e incentivo aos jovens participantes de projetos educacionais são de fundamental importância para o desenvolvimento de uma sociedade mais consciente e engajada. “Ao oferecer um prêmio que estimula a participação e premia o mérito, o Estado contribui para a formação de cidadãos mais preparados e comprometidos com o futuro de Goiás”.
As matérias estão tramitando na Comissão de Constituição, Justiça e Redação e foram distribuídas aos relatores Coronel Adailton (Solidariedade) e Wilde Cambão (PSD) respectivamente.