Parlamento goiano e Secretaria de Saúde realizaram, nesta 3ª-feira, ações alusivas à Semana Nacional do Câncer Bucal
A Diretoria de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde(SES), promoveu na manhã desta terça-feira, 27, ações referentes à Semana Nacional do Câncer Bucal. O encontro teve início às 8 horas, no saguão do Palácio Maguito Vilela.
O câncer de boca, também denominado câncer de lábio e cavidade oral, é um tumor maligno, que atinge a estrutura bucal (gengivas, bochechas, palato – mais conhecido como céu da boca e a língua). Em caso de lesões suspeitas como leucoplasias, potenciais para materialização do câncer bucal, a visita ao cirurgião-dentista deve ser realizada a cada três ou quatro meses. No caso de pacientes que já foram tratados, devem ter avaliação também a cada três ou quatro meses.
A maioria dos casos é detectado em homens a partir dos 40 anos e diagnosticado em estágios avançados, o que reduz as chances de cura e torna o tratamento mais complexo ao paciente. Sendo assim, através da Lei 13.230 em 28/12/2015, foi instituída a Semana Nacional de Prevenção ao Câncer Bucal, realizada anualmente na primeira semana do mês de novembro, com ações preventivas e campanhas educativas sobre o tema.
Diante dessa realidade, as equipes da Diretoria de Saúde da Alego e da SES promoveram, nas dependências do Palácio Maguito Vilela, palestras, atendimento odontológico para avaliação bucal com encaminhamento, caso necessário, além de auricolaterapia e administração da gotinha profilática da dengue.
Conscientização
A coordenadora de saúde bucal da Gerência de Atenção Especializada da SES, Maria de Fátima Nunes Oliveira, ressaltou que devido ao grande fluxo de pessoas na Alego, foi vista a necessidade dessa parceria, para conscientizar os servidores e os visitantes. “Antigamente o câncer bucal era pouco divulgado, mas hoje o Ministério da Saúde vem investindo bastante em ações de prevenções e o rápido diagnóstico”, disse.
Fabiano Vanucci, chefe da Seção de Serviços Odontológicos da Alego, destacou que é de suma importância esse trabalho em conjunto na Casa, porque as pessoas ainda não possuem conhecimento sobre a grande prevalência do câncer bucal. “É possível observar que muitos casos são diagnosticados tardiamente devido à falta de informação. O paciente não sabe fazer o autoexame, e aqui nossos profissionais passam todas as orientações, ensinando o passo a passo.”
Servidora da Casa há mais de 40 anos, Maria Aparecida Monteiro é odontopediatra e responsável pela área de educação em odontologia. Ela lembra que neste ano já foram realizados outros dois eventos de conscientização sobre o tema: uma palestra para orientar os profissionais da área de odontologia e o movimento “Maio Vermelho”, campanha alusiva ao Dia de Combate ao Câncer Bucal e ao Dia Mundial de Combate ao Fumo.
Sobre a ação nesta quarta-feira na Alego, Maria Aparecida observa que está havendo grande procura de pacientes em busca de informações e atendimentos.