Ícone alego digital Ícone alego digital

Campanha de conscientização sobre síndrome que afeta o sistema imunológico é proposta de Cruvinel

09 de Dezembro de 2024 às 14:30

Tramita, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), projeto de lei em favor da conscientização sobre a síndrome autoimune inflamatória induzida por adjuvantes (síndrome de Asia). A matéria, assinada pelo deputado Virmondes Cruvinel (UB), tem o objetivo de instituir uma campanha voltada exclusivamente ao tema. O parlamentar defende que essa é uma doença complexa, ainda pouco conhecida, e que afeta significativamente a saúde pública.

A Síndrome de Asia, identificada em 2011, é desencadeada por substâncias que estimulam o sistema imunológico presentes em vacinas, próteses e dispositivos médicos. Seus sintomas incluem fadiga crônica, dor muscular, dores articulares e transtornos neurológicos, comprometendo gravemente a qualidade de vida dos pacientes.

Com isso, a ideia é que o Estado promova o conhecimento e a conscientização sobre o assunto, reduzindo a subnotificação de casos e melhorando o diagnóstico e tratamento. A iniciativa, com o n° 26256/24, está sob análise na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e também visa a fortalecer a pesquisa científica e a formação profissional, estimulando parcerias com universidades e centros de pesquisa.

Caso o projeto de lei seja aprovado e sancionado pelo Governo, a campanha será realizada anualmente em maio, com palestras, seminários e distribuição de material informativo. Além disso, haverá divulgação em mídias sociais e parcerias com organizações da sociedade civil e instituições de ensino. Segundo Cruvinel, o esforço demonstrará o compromisso do Estado com a saúde pública e a qualidade de vida dos cidadãos.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.