Ícone alego digital Ícone alego digital

Governadoria veta parcialmente projeto que institui ronda da saúde em Goiás

10 de Dezembro de 2024 às 13:05

Tramita na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) um veto parcial do Governo de Goiás à matéria que institui a "Política Estadual Ronda da Saúde", destinada a prevenir e combater a violência contra profissionais de saúde. 

A decisão, segundo o processo n° 26290/24, foi motivada por recomendações da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Secretaria de Estado da Economia, Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e Secretaria de Estado de Relações Institucionais (Serint).

A SES questionou a viabilidade de execução de algumas diretrizes propostas, como a realização de palestras e a alocação de veículos para a "ronda da saúde", argumentando que a gestão de frotas não está preparada para essa finalidade. 

Além disso, a SES destacou a falta de definição clara dos papéis dos órgãos do Poder Executivo e a necessidade de integração de esforços do poder público, setor privado e sociedade civil para promover a cultura do respeito aos profissionais de saúde.

A Economia, por sua vez, recomendou veto ao artigo 32 do projeto, que previa despesas orçamentárias específicas, argumentando que a política pública não se caracteriza como despesa obrigatória de caráter continuado. A PGE e a Serint também adotaram posicionamento restritivo em relação ao projeto.

O veto parcial abrange os incisos II e III do artigo 2º e o artigo 32 do Autógrafo de Lei nº 609, de 7 de novembro de 2024. O texto com a posição do Governo será submetido, agora, à análise parlamentar. Os deputados poderão acatar as manifestações do Governo ou optar pela derrubada do veto assinado pelo governador Ronaldo Caiado (UB). 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.