Ícone alego digital Ícone alego digital

Deputados Gustavo Sebba e Ismael Alexandrino enfatizam a importância do atirador esportivo no país

28 de Março de 2025 às 10:00

Durante a  sessão solene em homenagem aos atiradores esportivos e aos incentivadores da prática de tiro esportivo, os deputados estadual e federal, respectivamente, Gustavo Sebba (PSDB) e Ismael Alexandrino (PSD-GO), que promovem o evento para reconhecer a importância do setor usaram a tribuna para falar da importância do setor para a formação de atletas, na geração de empregos e no desenvolvimento econômico do estado.  

O deputado Ismael Alexandrino destacou a iniciativa do parlamentar Gustavo Sebba. Ele disse que em Brasília luta para que os atiradores tenham o devido respeito neste governo, já que não é segredo para ninguém o que a categoria tem passado em relação à legislação da prática e da coleção de armas no país. 

O deputado federal disse que, na Câmara Federal, tem buscado amenizar os efeitos dos últimos decretos e portarias que regulamentam essas iniciativas. "Temos a primeira medalha olímpica brasileira do tiro esportivo, fazendo dessa atividade parte do esporte brasileiro. O que temos vivido é infelizmente uma legislação que traz insegurança jurídica para os praticantes e para o setor, precisamos de uma legislação adequada para que esse setor não seja estigmatizado”, frisou.

Alexandrino falou que, no passado, os homens precisavam caçar para garantir seu alimento na mesa e que a caça nos trouxe até aqui como civilização. Ele pontuou que a caça de alguns animais pode evitar a destruição de lavouras e por mais que algumas pessoas não gostem, é preciso respeitar essa atividade. “Precisamos tirar esse estigma e garantir segurança ao esporte no país. As lutas são grandes e árduas, mas não vamos desistir”, disse. 

Gustavo Sebba primeiro fez questão de agradecer a parceria do deputado federal Ismael Alexandrino. Ele se manifestou dizendo ser colecionador, atirador e caçador (CAC), entendendo o compromisso e a dedicação que essa prática exige. Segundo ele, o tiro esportivo não é apenas um esporte, mas uma atividade que demanda disciplina, concentração e, sobretudo, respeito às normas de segurança. “Aqueles que estão aqui hoje, sendo homenageados, representam o que há de melhor no nosso estado quando falamos em profissionalismo e incentivo à modalidade”, destacou.

De acordo com o parlamentar, o Brasil tem visto um crescimento expressivo do tiro esportivo, e Goiás não é diferente: "Nosso estado conta com atiradores de alto nível, clubes estruturados e instrutores capacitados que promovem o esporte com seriedade e responsabilidade. Isso mostra que a prática, além de estimular a competitividade saudável, também impulsiona setores como o comércio de equipamentos, a capacitação profissional e a realização de eventos esportivos".

Sebba também lembrou que este reconhecimento não é apenas um gesto simbólico, mas também um reforço do compromisso com a defesa dessa modalidade e com a luta por um ambiente mais justo para seus praticantes. Existem desafios enfrentados pelo setor, barreiras burocráticas e dificuldades para exercer essa atividade dentro da legalidade. “Como parlamentar, coloco-me à disposição para continuar defendendo políticas públicas que garantam segurança jurídica e oportunidades para todos os praticantes do tiro esportivo em Goiás”, pontuou.

"Agradeço aqui de modo especial a parceria do deputado Ismael Alexandrino e aos homenageados, autoridades, representantes de clubes, instrutores, atletas e entusiastas do tiro esportivo por contribuírem para o crescimento da modalidade em nosso estado. Essa solenidade é um momento de reconhecimento, mas também de reafirmação do nosso compromisso. O tiro esportivo é uma paixão, uma tradição e um direito. E nós seguiremos trabalhando para que ele continue crescendo com seriedade, segurança e respeito", finalizou.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.