Profissionais falam sobre os avanços no combate à doença de Chagas
Durante a sessão solene que acontece no Plenário Iris Rezende, na manhã desta segunda-feira, 14, profissionais de saúde que atuam no combate à doença de Chagas agradeceram a homenagem proposta pelo deputado José Machado (PSDB) em alusão ao Dia Estadual de Conscientização e Enfrentamento da Doença de Chagas.
A responsável técnica pelo Programa Estadual da Doença de Chagas, da Secretaria de Estado da Saúde, Liliane da Richa Siriano, ao fazer uso da palavra, parabenizou todos os homenageados. “Dar visibilidade aos indivíduos com a doença de Chagas não é tarefa fácil, mas em Goiás nós tivemos avanços importantes. Temos projetos sendo realizados na região Oeste do estado. Aqui em Goiânia, nós temos o programa que tem o objetivo da eliminação vertical da doença, o Unichagas, que é um projeto de extensão da Universidade Federal de Goiás (UFG). Hoje em Goiás o nosso foco é eliminar o número de mortes por doença de Chagas e dar uma melhor qualidade de vida para os nossos pacientes. Em Goiás, ainda temos a Fundação Carlos Chagas (FCC) e ações da tecnologia social 'Expresso Chagas'”, elencou.
Liliane, em seu discurso, ainda homenageou o médico e pesquisador Alejandro Luquetti Ostermayer. Ela leu o currículo do profissional e destacou a atuação do médico no enfrentamento à doença de Chagas. “O professor Luquetti fez uma longa trajetória de pesquisa da doença. O sucesso desse trabalho segue por meio de importantes parcerias com centros de referências, recebendo dezenas de profissionais de todo o país, impacto que lhe conferiu um lugar entre os 100 mil cientistas mais citados mundialmente", apontou.
Na sequência, o homenageado, Alejandro Luquetti, fez seu pronunciamento. Ele falou do reconhecimento ao seu trabalho e destacou que seu sucesso depende muito dos colaboradores, ressaltando que, na área da pesquisa, ninguém trabalha sozinho. "Agradeço a todos, especialmente ao deputado, por evidenciar uma doença que costuma ser tão negligenciada", destacou.
Quem também subiu à tribuna para discursar durante a sessão solene foi a presidente da Associação Goiana dos Portadores da Doença de Chagas (AGPDC), Nilva Belo de Moraes. “Sou uma pessoa acometida pela doença, fui diagnosticada em 2013 e no início pensei que era o fim da vida. Quando recebi o diagnóstico, achei que estava no final, vim para Goiânia e comecei o tratamento. Hoje, tenho uma qualidade de vida excepcional, sou assintomática. Foi assim que acabei indo para a associação recém-criada, mas que já tem um histórico de participação em muitos eventos”.
A presidente da AGPDC destacou que a data integra o calendário da Organização Mundial de Saúde (OMS) desde o ano 2000. O Dia Estadual de Conscientização e Enfrentamento da Doença de Chagas foi proposto pelo deputado José Machado, por meio da Lei Estadual n° 23031.