Parlamentares acolhem promoção imediata de policiais para a reserva remunerada
De autoria do deputado Major Araújo (PL), o projeto de lei nº 25363/24 foi aceito, em primeira votação, na Ordem do Dia desta segunda-feira, 14. A matéria assegura promoção ao posto ou graduação imediata em razão da transferência a pedido para a reserva remunerada da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar.
O intento do parlamentar é que seja oportunizado, via administrativa, aos militares que se inativaram no período até 1º de janeiro de 2022 e que foram tolhidos dessa promoção a optarem por complementar os requisitos estabelecidos pela lei, para que também possam usufruir dessa promoção imediata.
Para a promoção no período mencionado, é preciso completar 30 anos de serviço, com pelo menos 25 anos em atividade militar, conforme a Lei nº 20.946/2020, e cumprir metade do tempo exigido para o posto ou graduação desejados. Além disso, é necessário solicitar a promoção ao Comando-Geral. Os militares beneficiados serão convocados para cumprir os demais procedimentos.
Esse projeto foi elaborado para reverter a Lei nº 20.946, de 30 de dezembro de 2020, que acabou com a promoção por transferência para a inatividade, mantendo esse direito para os militares até 31 de dezembro de 2021. Após essa data, essa forma de promoção foi definitivamente encerrada.