Veter Martins celebrou o Dia do Engenheiro Florestal em sessão especial nessa 3ª-feira, 15, com homenagem à categoria

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) promoveu na noite dessa terça-feira, 15, uma sessão especial em reconhecimento à contribuição dos engenheiros florestais para a sustentabilidade e o desenvolvimento do Estado. Na solenidade, proposta pelo deputado Veter Martins (UB), foi entregue o Certificado do Mérito Legislativo para profissionais da área, reforçando o compromisso do Poder Legislativo em valorizar aqueles que dedicam suas carreiras à proteção e ao uso consciente das riquezas florestais de Goiás.
Fizeram parte da mesa dos trabalhos, além de Veter Martins, as seguintes autoridades: o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Welington Peixoto; a presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), da Prefeitura de Goiânia, Zilma Percussor Campos Peixoto; o presidente da Associação Goiana dos Engenheiros Florestais (Agef), Fábio Miguel da Silva Borges; o engenheiro civil e de segurança do trabalho Ulysses Barbosa Sena, que é autor do Programa Cidades Verdes, projeto reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU); a diretora de Convênios e Parcerias da Agef, Eloah Lellis Vieira; e a secretária da Agef, Rafaela Vilela.
Ao iniciar a sessão, o deputado Veter Martins falou da honra em homenagear os engenheiros florestais, cuja atuação é essencial para o equilíbrio entre o desenvolvimento e a preservação ambiental em Goiás. “Celebrar o Dia do Engenheiro Florestal [comemorado em 12 de julho] é reconhecer aqueles que, com ciência, técnica e compromisso social, protegem nossos recursos naturais e garantem o uso sustentável das florestas, do solo e da biodiversidade”, apontou.
Martins lembrou que se tratam de profissionais com atuação ampla e estratégica: “Estão em políticas públicas ambientais, na recuperação de áreas degradadas, no combate aos incêndios florestais, na proteção dos biomas e no apoio direto à produção sustentável em comunidades rurais. Os engenheiros florestais são protagonistas silenciosos, mas decisivos da nossa segurança hídrica, alimentar e climática. Por isso, essa homenagem de reconhecimento público a esses profissionais.”
Desenvolvimento sustentável
Em seguida, o engenheiro Ulysses Barbosa Sena falou da importância histórica desse momento na Assembleia Legislativa, agradecendo ao deputado pela homenagem. “Celebramos o Dia do Engenheiro Florestal homenageando profissionais que exercem um papel essencial em Goiás. Esse reconhecimento público reforça o protagonismo desses profissionais na construção de um país mais verde e sustentável”, frisou.
O presidente da Associação Goiana dos Engenheiros Florestais, Fábio Miguel da Silva Borges, contou um pouco da história da profissão de engenheiro florestal, citando que a sessão especial da noite foi a primeira que homenageou a categoria de forma individual por um parlamentar goiano. “A engenharia florestal existe no Brasil desde 1965, levando uma contribuição relevante para o país. Isso mostra que somos profissionais pensados na necessidade de um setor produtivo relevante: setor florestal e madeireiro. Não somos extensão de profissão existente. Temos muito a contribuir e agradecemos ao deputado Veter Martins pelo reconhecimento da nossa profissão", reforçou.
Zilma Percussor Campos Peixoto falou da sua admiração pela categoria dos engenheiros florestais e da sua alegria em participar da solenidade. “Temos trabalhado muito pela questão florestal em Goiânia, que ainda não tem uma lei ambiental. Hoje, neste plenário, homenageamos uma ideia de sociedade que entende que a natureza não é obstáculo ao progresso, mas sim uma aliada. As mudanças climáticas nos cobram ações e é nesse cenário que os engenheiros florestais se tornam protagonistas. Essa homenagem demonstra uma sensibilidade politica e visão de futuro”, destacou a presidente da Amma Goiânia.
Por fim, a secretária da Agef, Rafaela Vilela, lembrou que engenheiros florestais visam a contribuir positivamente na busca do desenvolvimento sustentável, por meio de projetos socialmente justos, ecologicamente corretos e economicamente viáveis. “Estamos presentes em diversos setores da sociedade. É por meio de análises científicas que identificamos áreas importantes para a preservação do Cerrado e realizamos os apontamentos para viabilizar a expansão de áreas de produção. Minha sincera gratidão ao deputado Veter Martins pela homenagem dessa noite. É um marco significativo para a valorização da nossa categoria”, finalizou.