Ícone alego digital Ícone alego digital

Gustavo Sebba requer prioridade de atendimento para pessoas com vitiligo

21 de Maio de 2025 às 08:00

O vitiligo é uma doença dermatológica crônica que provoca lesões em formato de manchas brancas pelo corpo como resultado da perda de coloração da pele. Na visão do deputado Gustavo Sebba (PSDB), o preconceito e a desinformação acerca da condição podem causar impactos psicológicos nas pessoas que a enfrentam, especialmente em crianças e adolescentes.

Por isso, o parlamentar sugere instituir a prioridade na marcação de consultas dermatológicas e no acesso ao acompanhamento psicológico nas redes públicas de saúde para indivíduos diagnosticados com vitiligo. A ideia tramita na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) como projeto nº 11604/25, que foi encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e deve ser distribuído para análise em uma das próximas reuniões do colegiado.

Sebba propõe que todas as unidades de saúde estaduais que ofertem os serviços em questão assegurem o agendamento preferencial de consultas dermatológicas e a inclusão imediata das crianças e adolescentes diagnosticados em programas de atenção psicossocial. Além disso, defende a realização de campanhas de conscientização e combate à discriminação.

Para ter acesso aos direitos pleiteados pela propositura, será necessária a apresentação de laudo profissional que comprove o diagnóstico de vitiligo. As despesas decorrentes da execução da possível nova lei correrão por conta das dotações orçamentárias próprias.

Segundo informações do Ministério da Saúde, o vitiligo não é contagioso e não ocasiona prejuízos adicionais à saúde física, mas as lesões na pele podem impactar a qualidade de vida e autoestima dos pacientes. As causas da doença não estão claramente estabelecidas pela ciência, mas alterações ou traumas emocionais podem estar entre os fatores que a desencadeiam ou a agravam.

“Trata-se de uma medida de justiça social e de promoção da saúde integral, em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS)”, defende Gustavo Sebba, na justificativa.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.