Ícone alego digital Ícone alego digital

Palácio Maguito Vilela recebe lançamento do livro "A Terra do Ouro – A História da Sociedade Goiana de Numismática (SGN)"

23 de Maio de 2025 às 06:50
Crédito: Hellenn Reis
Palácio Maguito Vilela recebe lançamento do livro "A Terra do Ouro – A História da Sociedade Goiana de Numismática (SGN)"
Lançamento do livro "A terra do Ouro: A história da Sociedade Goiana de Numismática"

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) sediou, na noite dessa quinta-feira, 22, o lançamento do livro "A Terra do Ouro – A História da Sociedade Goiana de Numismática (SGN)". Escrito por Eliezer Fernandes da Silva e Edil Gomes, a obra documenta os 56 anos de história da entidade, que se dedica ao estudo e à catalogação de moedas e cédulas. A numismática é uma ciência que estuda as moedas, cédulas e medalhas, tem sua ramificação na história, mas também se relaciona com a economia, a geografia, a arqueologia, as artes, entre outras disciplinas.

O coquetel de lançamento ocorreu no Salão Nobre, da sede do Legislativo goiano, e reuniu numismatas, colecionadores, artistas, familiares e amigos dos autores, além de 30 colecionadores que já fizeram parte da Sociedade Goiana de Numismática e que foram entrevistados para a elaboração do livro. Entre eles, Luiz Reginaldo, que esteve na reunião de criação da SGN, em 1969.

O evento contou com uma apresentação intimista do cantor Sérgio Borges, que desfiou um repertório de sucessos da música popular brasileira.

A publicação apresenta o contexto da fundação da SGN, os encontros entre colecionadores, as ações de difusão do conhecimento sobre moedas e cédulas, além do papel da sociedade nas atividades culturais e educacionais ligadas ao tema em Goiás. Segundo um dos autores, Eliezer Fernandes, a ideia da obra nasceu, primeiro, da vontade que ele tinha de escrever um livro. Há cerca de quatro anos, o funcionário do Banco do Brasil começou a colecionar moedas e há um ano e meio passou a integrar a diretoria da SGN. E desse encontro entre uma vontade que ele já nutria com uma nova paixão surgiu "A Terra do Ouro – A História da Sociedade Goiana de Numismática".

Resgate

Fernandes conta que o livro faz um resgate da história da sociedade, que, nesses 56 anos, nunca foi registrada nem mesmo em boletins, apenas nas atas das reuniões. “Essas atas existem desde 1969. Elas estão guardadas em um lugar específico. Se por algum momento, essas atas tivessem se perdido, toda a história da sociedade teria ido com elas. A nossa edição tem 1.310 exemplares, então agora a história da sociedade vai estar em 1.310 bibliotecas.”

Além disso, Eliezer Fernandes acredita que a obra vai contribuir para difundir a atividade, que ainda é pouco conhecida. “Com certeza, sim, vai nos ajudar muito, com a disseminação do tema da numismática, que é algo muito bom para a sociedade, quando se fala em colecionismo, principalmente, porque ela traz consigo muitos conhecimentos.”

O escritor ressaltou que o livro traz a história da Sociedade Goiana de Numismática, mas, também, pincela a história do próprio estado, já que conta um pouco da vida de cada um dos 30 entrevistados para a realização da obra.

O livro "A Terra do Ouro – A História da Sociedade Goiana de Numismática (SGN)" vai estar à venda na Amazon.com

Autores

Eliezer Fernandes, funcionário do Banco do Brasil e colecionador, iniciou sua trajetória na numismática ao apresentar ao filho conceitos sobre economia e história por meio das moedas. Desde então, aprofundou-se nos estudos da área e passou a produzir conteúdo digital, além de participar ativamente de entidades numismáticas nacionais.

Edil Gomes atua na área editorial e é autor de diversas obras sobre erros em moedas e história monetária. Coordena a diagramação de revistas especializadas e já recebeu premiações por sua contribuição à literatura numismática. Também é ligado a diferentes associações de colecionadores e realiza atividades como palestrante e editor de publicações científicas.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.