Ícone alego digital Ícone alego digital

Antônio Gomide exalta trabalho de acolhimento exercido na Vila São Cottolengo

18 de Agosto de 2025 às 09:42

Ao abrir sessão solene para homenagem à Vila São Cottolengo, o deputado Antônio Gomide (PT) contou que a instituição foi fundada em 1951, portanto já tem 74 anos de existência. A instituição, localizada em Trindade, é uma referência em acolhimento e reabilitação de pacientes com múltiplas deficiências. 

Gomide destacou a relevância histórica e social da obra, fundada pelo missionário redentorista padre Gabriel Vilela, inspirado pelo exemplo de São José Benedito Cottolengo.Ele afirmou que falar dessa instituição é falar de fé que se manifesta em atos: "É reconhecer o trabalho diário de acolhimento, tratamento e dignidade a centenas de internos e a pacientes de mais de 100 municípios goianos. Uma obra que honra o nosso Estado e serve de exemplo para todo o Brasil”.

O deputado ressaltou a atuação dos missionários redentoristas, das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo e dos profissionais de saúde que se dedicam ao atendimento multiprofissional oferecido pela instituição, que inclui fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia, nutrição, terapia ocupacional, entre outros serviços. Ele também parabenizou a Banda Inclusiva Luar, formada por internos, que abrilhantou a sessão com sua apresentação.

O legislador reforçou o compromisso do Parlamento com a manutenção e fortalecimento da instituição: “A Vila pode contar com esta Casa de Leis e com os 41 deputados estaduais na defesa dessa causa, que envolve amor, dedicação, mas também grandes custos financeiros. Cabe a nós, parlamentares, buscar parcerias e recursos para que essa obra continue viva e atuante”, concluiu.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.