Um espaço delas: 20% das poltronas de ônibus intermunicipais exclusivas às mulheres, prevê iniciativa de Paulo Cezar Martins

Viajar de ônibus intermunicipal em Goiás pode ficar mais seguro para as passageiras. Um projeto de lei (n°21691/25), assinado pelo deputado Paulo Cezar Martins (PL), cria o “Espaço Mulher”, que reservará 20% das poltronas dos veículos de transporte coletivo rodoviário intermunicipal para uso preferencial feminino.
A proposta, que altera a Lei nº 20.358/2018, norma que já dispõe sobre medidas de prevenção e combate ao abuso sexual nos meios de transporte coletivo, tem como objetivo reforçar a proteção das mulheres contra assédio e violência de gênero durante as viagens.
De acordo com o texto, os assentos deverão ser identificados com adesivos ou placas visíveis e utilizados prioritariamente por passageiras. Caso sobrem vagas, as poltronas poderão ser ocupadas por outras mulheres, garantindo o aproveitamento dos lugares sem perder a prioridade feminina.
A iniciativa também prevê penalidades às empresas de transporte que descumprirem a norma, incluindo multa a ser definida pelo órgão competente.
A matéria será analisada pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Casa, que designará um de seus integrantes para relatoria.