Ícone alego digital Ícone alego digital

Lucas do Vale quer tornar o Carnaval de Riverlândia patrimônio do Estado

09 de Outubro de 2025 às 15:35

O Carnaval de Riverlândia, distrito de Rio Verde, no Sudoeste goiano, é o tema do projeto de lei nº 23150/25, de autoria do deputado Lucas do Vale (MDB). A matéria declara a festa, realizada anualmente no período do Carnaval, como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado. 

O parlamentar escreve que o Carnaval de Riverlândia consolidou-se, ao longo dos anos, como uma das mais tradicionais manifestações culturais e populares da região Sudoeste de Goiás. “Reconhecido por sua capacidade de atrair moradores locais, visitantes de municípios vizinhos e turistas de diferentes partes do Estado, o evento movimenta não apenas a cultura, mas também a economia e o turismo regional”, afirmou.

Lucas pontuou ainda que, além de valorizar a identidade cultural da comunidade, o Carnaval promove a integração social, a preservação das manifestações artísticas e o fortalecimento das tradições populares. “Trata-se de um espaço democrático de lazer, música e convivência, que incentiva a participação da população e oferece oportunidades para artistas locais e empreendedores”, justificou.

A matéria está em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Casa, onde aguarda relatório do deputado Amauri Ribeiro (UB). 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.