Ícone alego digital Ícone alego digital

Medida que cria serviço de teleassistência em Goiás é avalizada pela Comissão de Atenção à Pessoa Idosa nesta terça-feira

07 de Outubro de 2025 às 14:00
Crédito: Hellenn Reis
Medida que cria serviço de teleassistência em Goiás é avalizada pela Comissão de Atenção à Pessoa Idosa nesta terça-feira
Comissão de Atenção à Pessoa Idosa

A Comissão de Atenção à Pessoa Idosa, presidida pelo deputado Ricardo Quirino (Republicanos), se reuniu, na tarde desta terça-feira, 7, quando avalizou a criação de serviço de teleassistência para esse público.

A proposta nº 17426/24, de autoria de Virmondes Cruvinel (UB), dispõe sobre a criação do serviço de teleassistência para idosos no Estado de Goiás. Foi relatada pela deputada Rosângela Rezende (Agir), com parecer favorável acatado pelo colegiado.

A matéria, que segue para as duas fases de votação do Plenário, sugere que, a partir do uso de tecnologias, seja implantado um serviço para monitorar a saúde e o estado geral do público-alvo de forma contínua e remota. 

A medida se apresenta, segundo o autor da propositura, como uma solução inovadora e eficiente para promover a segurança, a autonomia e o bem-estar dos idosos. "Através do uso de tecnologias de informação e comunicação, é possível monitorar a saúde e o estado geral dos idosos de forma contínua e remota", frisa.

Cruvinel ressalta que serviço pleiteado permite a detecção precoce de problemas de saúde, a prestação de orientações e o acionamento de serviços de emergência quando necessário, reduzindo, assim, os riscos associados ao isolamento e à falta de assistência imediata. 

"Em suma, a criação do Serviço de Teleassistência para Idosos no Estado de Goiás é uma medida necessária e benéfica, que vai ao encontro das demandas de uma sociedade que envelhece e precisa de soluções inovadoras para garantir a dignidade, a segurança e o bem-estar de seus idosos. Este projeto de lei representa um avanço significativo na construção de uma rede de proteção e cuidado para a população idosa, reafirmando o compromisso do Estado de Goiás com a saúde e a qualidade de vida de todos os seus cidadãos", pontua o parlamentar. 

Requerimentos

O encontro também contou com a aprovação de quatro requerimentos. Um deles solicita a discussão e a votação do Regimento Interno da Ouvidoria de Proteção à Pessoa Idosa.

Os outros três visam à realização de três audiências públicas, a serem promovidas pelo colegiado, para a apresentação da Informação Estadual para Instituição de Longa Permanência (Sistema Ilpis) e do Roteiro Objetivo de Inspeção (Sistema ROI), bem como para discussão de medidas para prevenção de queda em pessoas idosas.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.