Doze deputados protocolam novos projetos e requerimentos no Legislativo
Os deputados protocolaram, na tarde desta terça-feira, 7, uma sequência de novos projetos de lei e requerimentos no Legislativo goiano. Ao todo, 12 parlamentares pediram a palavra durante a fase de apresentação de matéria, que ocorre no Plenário Iris Rezende Machado do Palácio Maguito Vilela, e que contou com a participação de 28 deputados.
O deputado José Machado (PSDB) foi o primeiro a fazer uso do espaço para apresentar requerimentos e devolver matérias já apreciadas pela Comissão de Saúde da Casa, que estão aptas à votação pelo Plenário.
Depois, foi a vez de Paulo Cezar Martins (PL) protocolar um projeto que institui a política de apoio psicossocial em Goiás. Além disso, ele protocolou um segundo texto que garante declaração de utilidade pública à entidade especificada na matéria.
Na esteira, o líder do Governo, Talles Barreto (UB), protocolou requerimento que prevê a concessão da Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira a um oficial da Polícia Militar do Estado de Goiás (PM).
O deputado Lucas do Vale (MDB) também pediu a palavra para, dentre outras coisas, protocolar uma matéria que institui, em Goiás, uma nova comenda para homenagear personalidades consideradas "referência para o setor do agronegócio".
O deputado Luiz Sampaio (Solidariedade) reivindicou, por meio de projeto, que a cidade de Catalão receba o título de Capital Goiana da Congada.
Depois, foi a vez de Cristóvão Tormin (PRD) apresentar novos processos. O parlamentar protocolou dois projetos de lei. O primeiro deles garante a criação de um grupo estadual de fiscalização e controle de bebidas adulteradas. O segundo, dispõe sobre as sanções administrativas aplicáveis aos estabelecimentos comerciais que venderem ou distribuírem bebidas deterioradas, fraudadas, ou falsificadas.
Por sua vez, o deputado Virmondes Cruvinel (UB) protocolou requerimentos e projetos em seu nome e de outros quatro colegas. Lucas Calil (MDB) apresentou uma sequência de requerimentos. Dentre eles, estão os que pedem a substituição de uma ponte localizada na região de Jataí e outro que reivindica pavimentação asfáltica na GO-439.
Também passou a tramitar na Casa um requerimento com formalização de denúncia por descumprimento de processo de licitação e prática de improbidade administrativa praticada pela Prefeitura de Goiânia, na figura do chefe do Executivo municipal, prefeito Sandro Mabel (UB). A proposta é do deputado Clécio Alves (Republicanos).
Depois, foi a vez do deputado Wagner Camargo Neto (Solidariedade) reivindicar a instalação de redutor de velocidade na GO-334, que passa pelo município de Carmo do Rio Verde. Na esteira, ele protocolou outro texto que pede providências em relação ao fornecimento de energia elétrica na região de Lavrinha, localizada nos arredores do município de Rancho Grande.
Cairo Salim (PSD) pediu, por meio de requerimento, a realização de uma audiência pública para discutir as falhas na assistência dos planos de saúde e debater, também, a larga judicialização do setor.
O último a utilizar a palavra foi o deputado Coronel Adailton (Solidariedade), que protocolou um projeto de resolução que busca alterar uma norma de outubro de 2021 e outro que concede Título de Cidadania Goiana à personalidade especificada na matéria.