Ícone alego digital Ícone alego digital

Mestres lembram de dificuldades e reforçam o compromisso com a educação

14 de Outubro de 2025 às 11:04

Profissionais ligados à área da educação usaram a tribuna para seus pronunciamentos durante a sessão solene em celebração ao Dia dos Professores, que está sendo realizada na manhã desta terça-feira, 14, por proposta do deputado José Machado (PSDB). O encontro tem lugar no Plenário Iris Rezende da Casa de Leis.

A  primeira a se manifestar foi a vice-prefeita de Pontalina, professora Joana Darc de Godoi (PP). Ela falou da sua felicidade em receber a homenagem. “Sei da importância de ser professor e poder transformar tantas vidas, isso é muito gratificante. Parabenizo o deputado pela sensibilidade em homenagear os professores e, especialmente, a sua primeira professora, que segundo o próprio deputado transformou sua vida. Minha gratidão a cada um de vocês, em especial aos professores de Pontalina.”

Na sequência, a vereadora por Goianésia Gislene Fonseca (UB) disse que o momento é importante para os professores que recebem essa homenagem em vida. Ela reconheceu que a profissão tem muitas dificuldades, mas também permite a colheita de muitos frutos por ser uma ferramenta muito poderosa com capacidade para transformar a sociedade. 

Depois, a também  vereadora por Goianésia Stella Rodrigues da Cunha Afonso (Podemos) falou da sua paixão pela educação e do seu orgulho em ver tantas pessoas especiais que se dedicam à educação. “Hoje não estou na educação, mas sou muito grata por estar aqui e ser essa a profissão que escolhi. Parabéns e agradeço muito ao deputado e a cada um de vocês. A educação é tudo.” 

Em seguida, a professora Gracilene Pereira de Siqueira Gomes, do Colégio Estadual Laurentino Martins, de Goianésia, fez seu pronunciamento. Irmã do deputado propositor da sessão solene, ela falou o quanto se sente honrada pela homenagem e agradeceu ao seu irmão pela delicadeza e sensibilidade com as pessoas da educação. “Estão aqui professores, amigos, colegas de profissão. A educação para nós sempre foi muito presente. Minha gratidão pela vida dele, que é um exemplo vivo do quanto a educação transforma vidas”, ressaltou. 

Formando pessoas

Também discursou a diretora da Escola Municipal Realino José de Oliveira, professora Gracimei Casimira Pereira. Ela destacou que o professor é responsável por todas as outras profissões. "Reconhecer o valor dos professores é reconhecer que eles formam pessoas preparadas para todas as demais áreas do conhecimento”, afirmou. 

Por fim, falando em nome de todos os mestres homenageados, a professora Selma Souza Arantes, do Colégio Estadual Astério Pascoal, de Goianésia, fez seu pronunciamento agradecendo primeiramente ao deputado tucano. Ela fez um relato da sua história familiar e profissional e disse que, ao longo dos anos em sala de aula, presenciou muitas situações difíceis e que "ser professor não é para os fracos". 

Selma Arantes observou que, apesar das dificuldades diárias, dos enormes desafios, de lidar com famílias desestruturadas, os professores entregam, todos os dias, uma educação de excelência. "Mas a que preço?", indagou ela. A professora afirmou que muitos docentes estão adoecendo e precisam de um olhar mais atento das autoridades. 

“Alguns julgam nosso trabalho sem nunca ter vivido a realidade de uma sala de aula. A relação entre professora e aluno não se dá apenas no campo do conhecimento, mas também na afetividade. Peço que tenham um olhar diferenciado para a educação, para que não aconteça um apagão na educação do nosso país”,finalizou a homenageada. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.