Projeto Escola no Legislativo recebeu, na manhã desta quinta-feira, alunos de Direito da Faculdade Anhanguera, de Anápolis
O Projeto Escola no Legislativo, do Parlamento goiano, recebeu, nesta quinta-feira, 16, alunos do primeiro ao quinto períodos do curso de Direito da Faculdade Anhanguera, de Anápolis. Os estudantes participaram de uma palestra sobre o funcionamento institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), ministrada pelo analista legislativo Miguel Gusmão.
Com o tema “Poder Legislativo, Democracia e Cidadania”, a palestra apresentou, inicialmente, conceitos introdutórios sobre os três eixos abordados. Na sequência, o foco foi direcionado à atuação parlamentar. Gusmão explicou o processo de elaboração das leis — em especial das leis ordinárias — e destacou a importância do Poder Legislativo para o fortalecimento da democracia.
Após a explanação, os graduandos participaram de uma visita guiada pelas instalações da Alego, conhecendo espaços como a Sala das Comissões Júlio da Retífica, o Plenário Iris Rezende, os gabinetes parlamentares, no Bloco C, e a galeria dos ex-presidentes, localizada na entrada do Palácio Maguito Vilela.
Professora de Direito Constitucional e coordenadora do curso, Fabiane Marinho acompanhou a turma e ressaltou a importância da experiência prática proporcionada pela visita. “Trazer os alunos à Assembleia é uma forma de conectar a teoria com a prática. Em sala de aula, discutimos bastante o papel do Legislativo, e hoje eles puderam vivenciar de perto como esse poder funciona na realidade”, destacou.
Formação
Beijanicy Ferreira da Cunha Valim, professora de Direito Administrativo e Direito Constitucional Tributário, também acompanhou a atividade e reforçou o papel do projeto na formação dos futuros profissionais. “Uma das vertentes que trabalhamos com os alunos é a carreira no serviço público. Por isso, é fundamental conhecer o dia a dia de servidores que atuam em instituições como a Alego. Muitos estudantes têm interesse em prestar concurso, e aqui eles encontram um exemplo concreto dessa trajetória.”
O estudante do segundo período de Direito Filipe Freitas Mendes avaliou a visita como uma experiência enriquecedora.“Foi muito gratificante conhecer o ambiente e entender melhor como funciona o trabalho legislativo. Essa vivência abre novos horizontes e nos motiva a pensar em futuras oportunidades de carreira”, afirmou.
Já Emilly Matos Moreira, aluna do oitavo período, destacou a importância de vivenciar na prática os conteúdos estudados em sala. “Quando colocamos em prática o que aprendemos, percebemos que o Direito vai muito além da teoria. Participar dessas atividades nos ajuda a definir melhor o caminho que queremos seguir na profissão”, comentou.
A servidora da Escola do Legislativo Mariza Barbosa, responsável pela execução do projeto, reforçou o objetivo da iniciativa. “O Projeto Escola no Legislativo busca aproximar estudantes e a comunidade da Assembleia Legislativa. Além de conhecerem o Palácio Maguito Vilela, os visitantes participam de palestras sobre o trabalho dos deputados e os trâmites de elaboração e votação das leis”, explicou.