Ícone alego digital Ícone alego digital

Fórum na Assembleia Legislativa aborda as políticas públicas sobre o manejo populacional e o bem-estar de cães e gatos

16 de Outubro de 2025 às 11:52
Crédito: Denise Xavier
Fórum na Assembleia Legislativa aborda as políticas públicas sobre o manejo populacional e o bem-estar de cães e gatos
I Fórum de Manejo Populacional de Cães e Gatos

A Assembleia Legislativa de Goiás sedia, nesta quinta-feira, 16, o I Fórum de Manejo Populacional de Cães e Gatos. O evento acontece até as 16 horas, no Auditório Carlos Vieira, e conta com a participação de gestores públicos municipais, prefeitos, vereadores, médicos-veterinários e técnicos das áreas de saúde e meio ambiente.

Nesta manhã, a mesa de trabalhos foi composta pelo deputado Veter Martins (UB); pelo presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Goiás (CRMV-GO), Rafael Vieira; pelo prefeito de Senador Canedo, Fernando Pellozo (União); pelo prefeito de Hidrolândia, José Délio Junior (União); pelo promotor do Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), Juliano Barros de Araújo; pela presidente da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), Zilma Percussor Campos Peixoto; e pela presidente da Associação dos Procuradores dos Municípios do Estado de Goiás (APMEGO), Daniela Meirelles.

Ao fazer uso da palavra, o deputado Veter Martins (UB) destacou que ele e os parlamentares apoiam iniciativas como a de hoje porque entendem a relevância de tratar de assuntos sobre o bem-estar animal. “Todos sabem do meu foco na causa animal, e fico muito feliz em participar deste evento. Parabenizo o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Goiás por promover esse primeiro fórum. Hoje, convidamos todos os municípios a estarem presentes, representando os 246 municípios do Estado. Contamos também com a presença do prefeito Fernando Pellozo, pioneiro na causa animal em seu município, que criou o primeiro centro de castração goiano — um exemplo de sucesso que desejamos replicar em todo o Estado de Goiás e, quem sabe, em todo o país”, comentou.

Martins disse que um dos objetivos do fórum é conscientizar gestores, secretários e prefeitos sobre a importância do manejo populacional de animais, da criação de centros de castração e da implementação de políticas públicas voltadas para a causa animal. “Tenho certeza de que esse primeiro simpósio será o primeiro de muitos, uma sequência que deve ser mantida anualmente. Acredito que estamos vivendo uma transformação na causa animal. Percebo isso acompanhando o castra-móvel em diversos municípios, onde a castração, que promovo por meio do maior programa de castração solidária do estado, não é apenas um procedimento, mas também uma ferramenta de educação. Tenho conseguido levar essa informação e chamar a atenção de gestores e agentes políticos para esta causa tão importante. Tenho certeza de que viveremos momentos muito positivos com relação à causa animal”, finalizou.

O fórum está sendo promovido pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Goiás (CRMV-GO), por meio da Comissão Estadual de Medicina Veterinária do conselho. Nesta manhã, o presidente do CRMV-GO, Rafael Vieira, enfatizou a importância de o fórum ser realizado na Alego. “Observamos diariamente, nas ruas, o abandono de muitos cães e gatos, evidenciando a necessidade de políticas públicas eficazes, implementadas pelos municípios, em defesa desses animais. Como representantes do Conselho Regional de Medicina Veterinária, nossa atuação é direcionada aos profissionais da área. No entanto, os parlamentares são os interlocutores diretos dos gestores públicos. A realização deste evento na Assembleia Legislativa visa, justamente, sensibilizar os gestores sobre a importância da ciência por trás das políticas públicas. O emprego do conhecimento técnico é essencial para garantir a eficácia e o bem-estar dos animais envolvidos, bem como da sociedade que com eles convive. Um animal abandonado, além de sofrer, pode transmitir doenças, representar riscos à segurança e prejudicar o uso de espaços públicos”, disse.

Centro de Castração de Senador Canedo

Durante o evento, o prefeito de Senador Canedo, Fernando Pellozo, comentou sobre a implementação de um centro de castração na cidade.

“Em Senador Canedo, criamos um centro de castração, um centro de acolhimento temporário e uma plataforma eletrônica para gerenciar as ações de bem-estar animal. O apoio da população tem sido fundamental, com mais de 230 animais adotados e mais de 1.500 castrações realizadas em pouco mais de um ano. A castração continua sendo uma prioridade, e nos orgulhamos de testemunhar o progresso da causa animal”, frisou.

Pellozo continuou dizendo que isso foi possível graças à dedicação e ao conhecimento técnico da médica-veterinária Isabella Lauria, do Conselho Regional de Medicina Veterinária e vice-presidente da AMMA do município. “O conhecimento de Isabella foi fundamental para a implementação de estratégias eficazes, como o controle populacional, priorizando o manejo, pois, sem ele, a criação de abrigos seria insuficiente. Observamos uma mudança significativa na conscientização da população, impulsionada pelo apoio do Governo, do poder público, da Assembleia Legislativa e da prefeitura. Este fórum demonstra a união de esforços entre a população e o Governo em prol do bem-estar animal. Em Senador Canedo, sentimos orgulho em liderar essa causa e em contar com o apoio da população”, pontuou.

Palestras

O promotor do Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), Juliano Barros de Araújo, foi um dos convidados para palestrar no evento. Ele apresentará, no período da tarde, o papel institucional do órgão na elaboração e acompanhamento de políticas públicas municipais voltadas ao bem-estar animal. “O objetivo de nossa palestra, logo mais, é justamente alertar os municípios sobre a importância da implementação de uma política pública abrangente, evitando ações isoladas. Observamos que, embora alguns municípios já disponham de iniciativas como castrações móveis, ainda persistem práticas como a eutanásia de animais. Entretanto, a população de cães e gatos, de animais de estimação em geral, em nosso Estado é numerosa. O Brasil, inclusive, ocupa a terceira posição no mundo em número de animais de estimação. Diante desse cenário, é imprescindível uma política pública que vise à proteção da fauna, especialmente a fauna urbana, de maneira a promover uma atuação harmoniosa entre seres humanos e animais”, disse.

Programação

Além do promotor, outros palestrantes irão participar do fórum. Às 13 horas, haverá palestra sobre o papel do médico-veterinário na gestão pública, com Isabella Lauria. Às 13h40, o promotor Juliano Barros de Araújo será o palestrante. Na sequência, será a vez de Vânia Plaza Nunes, que falará sobre os caminhos para políticas públicas duradouras em defesa dos animais e da saúde única. O evento se encerra com a mesa-redonda sobre os desafios e acertos do Manejo Populacional de Cães e Gatos.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.