Líder do Governo afirma que irá promover debate sobre a saúde estadual
O líder do Governo, deputado Talles Barreto (UB), respondeu ao deputado Antônio Gomide (PT) sobre a cobrança de mais diálogo entre a Assembleia Legislativa e a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO). Gomide direcionou críticas à condução da pasta e questionou a ausência de interlocução com o titular da secretaria, secretário Rasivel dos Reis Santos Junior.
Barreto disse que vai organizar um debate com as autoridades da área da saúde estadual. Segundo ele, no Hospital de Urgências de Goiânia (Hugol, todos os dias chegam pacientes de monte. "Isso porque os municípios não dão conta de atender, pois põem (pacientes) na ambulância e levam para os hospitais estaduais. Hoje Goiás está atendendo um público imenso que não é goiano. Vem gente do Mato Grosso, Tocantins, Pará. Estão vindo para a saúde pública bancada pelo Governo de Goiás. Enquanto isso, o Governo Federal não faz o repasse que deveria fazer, o próprio Hospital Cora até hoje não recebeu nada."
O parlamentar afirmou que o Governo dedica muito para a saúde pública e, portanto, não vê problema em fazer esse debate, até porque está na hora de o Parlamento debater isso e dar sugestões. Segundo Barreto, a Casa tem que fazer esse debate independentemente do secretário da Saúde, Rasível dos Reis, ter agenda ou não, porque os técnicos são capazes de fazer essa discussão.
“Vamos propor, debater e sugerir de uma forma construtiva que possa contribuir com saúde pública do Estado, buscando melhorias. Uma coisa que acho que pode melhorar é a regulação. O grande ponto é esse: a forma como podemos contribuir, pois existem muitos investimentos, houve descentralização, aumento no número de unidades de terapia intensiva espalhadas por Goiás, o número de policlínicas. Vamos então fazer um debate sobre a saúde pública”, finalizou Talles Barreto.