Rasivel Santos aponta iniciativas recentes e premiadas da Saúde
Na audiência pública de prestação de contas da Secretaria de Estado da Saúde (SES) referente aos dois primeiros quadrimestres de 2025, o titular da pasta, Rasivel Santos, detalhou algumas iniciativas recentes e premiadas da sua gestão.
O secretário abordou primeiramente a Rede Nascer, que tem foco na melhoria de crianças e gestantes, incluindo a busca pela redução das mortes maternas e infantis.
A iniciativa inclui, por exemplo, um call center para monitorar pré-natal, puerpério e a saúde das crianças até os dois anos. “Madrinhas” que são mães e avós atendem chamadas para o número 155 e conferem, com as mães, se estão indo a consultas, exames e assim por diante. Há também casas de apoio para gestantes de risco habitual, aplicativo para acompanhamento delas, e, ainda, ampliação de exames e planejamento familiar.
Foram definidas inicialmente para a Rede Nascer 29 maternidades como referência. Rasivel disse que convidará os deputados para visitá-las.
Outra ação que o secretário destacou foi a Identificação Neonatal, que consiste em identificar a criança e a mãe já na sala de parto, o que evita troca e rapto de bebês, além ajudar em casos de abandono de recém-nascidos. O início foi em setembro de 2025, no Hospital Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, e está em expansão.
“Nasceu [o bebê], já pega ali a digital. Com a tecnologia, já se consegue coletar as digitais do prematuro. Olha a tranquilidade que isso significa para os pais”, afirmou o secretário.
Ele abordou, ainda, o Meu PEP (Meu Prontuário Eletrônico), vencedor de prêmio de inovação digital. No prontuário, são disponibilizados aos pacientes uma série de informações relacionadas ao histórico de saúde nas redes estadual e municipal.