1º TEDx Goiânia
A Assembleia Legislativa sediou, no sábado, 20, um evento de difusão de ideias. Trata-se do TEDxGoiânia, que reuniu cerca de 120 pessoas para um dia de palestras sobre diversos temas, dentre eles o uso do bambu, o acidente radiológico do césio 137, merenda escolar, revitalização de calçadas, ciclovias, pobreza e coletividade. Apresentaram-se 30 palestrantes, que tinham até 15 minutos para expor suas ideias, projetos ou experiências.
O curador do evento, Leandro Lemes, afirmou que espera que o TEDx aja como uma plataforma para agregar pessoas com ideias interessantes e inovadoras em Goiânia. Segundo ele, o objetivo era motivar as pessoas: ”Quero que todos saiam daqui pensando “Eu posso!”.
Para um dos palestrantes, Victor Leal, designer e integrante da Fábrica Cultura Coletiva, o TEDx foi um evento importante para que as pessoas se conheçam e possam trabalhar mais coletivamente: “Acredito que não falta produção em Goiânia, falta as pessoas se agregarem, se ajudarem, para impulsionar os trabalhos. Vejo o TEDx como uma oportunidade de levantarmos a nossa autoestima. Tem muita gente fazendo coisa boa em Goiânia”.
Essa era a expectativa da publicitária Camila Lourenço. Segundo ela, o que lhe chamou a atenção para participar do evento foi a perspectiva de encontrar pessoas que tenham as mesmas ideias que ela. Ela afirma que o alto nível das palestras foi surpreendente: “Dizer que superou minhas expectativas é pouco, não tenho nem palavras para descrever o que estou sentindo”.
A fim de não haver superlotação, os organizadores do TEDx Goiânia realizaram uma seleção para definir quem seriam as pessoas que poderiam acompanhar o evento no auditório Costa Lima. Apesar disso, as palestras tiveram transmissão online simultânea, proporcionando aos que não foram selecionados conferir as palestras e interagir entre uns com os outros através da internet.
Os organizadores do TEDx prometem disponibilizar, em breve, todas as palestras gravadas no site do evento.
Além de acompanhar pelo site, a comunidade goianiense também participou ativamente, comentando os acontecimentos do TEDx nas redes sociais. Dessa forma, o evento espalhou as ideias que surgiam em um âmbito além do auditório Costa Lima.
Apoio
Os organizadores do TEDx Goiânia fizeram um agradecimento ao apoio dado pela Assembleia Legislativa e o presidente Jardel Sebba (PSDB) para realização do evento. A diretora de Recursos Humanos da Casa, Jacqueline Nasiazene, recebeu a homenagem e explicou que abraçou o evento por acreditar nele. “Não é só na escola que aprendemos, nós aprendemos muito em eventos como o TEDx.”
O presidente Jardel Sebba iria ser um dos palestrantes, mas teve que cancelar sua apresentação por integrar a comitiva oficial do Governo em viagem à Europa. Seu representante, Jorge Lima, afirmou que o fato de a Assembleia sediar um evento como o TEDx é uma demonstração das mudanças ocorridas na Casa nos últimos anos. “Um tempo atrás o Legislativo não traria pessoas para discutir algo além de eleições e voto. A Assembleia hoje está cada vez mais transparente, e cada vez mais heterogênea”, afirmou.
TED
O TED (Technology, Entertainment and Design – www.ted.com) é propriedade da The Sapling Foundation, uma fundação americana sem finalidade lucrativa, instituída em 1996, cuja missão é “espalhar boas ideias para o mundo”.
Os eventos TEDx constituem um programa de eventos locais e organizados de forma independente, contudo licenciados pelo TED, que reúnem pessoas para compartilharem uma experiência ao estilo TED.
Nestes eventos, os palestrantes falam, de 5 a 15 minutos, sobre um tema de seu domínio e de sua paixão. O objetivo é espalhar ideias, sensibilizar pessoas e estabelecer conexões com outros apaixonados pelo mesmo tema.
A sensibilidade foi um fator marcante nessa primeira edição do TEDx Goiânia. Em diversas palestras tanto palestrante, quanto público se emocionaram em razão das experiências compartilhadas ali.
Para o empresário e organizador do TEDx Vila Madá, Maurício Curi, o TED é um evento que vai além da palestra: "O mais interessante no TED é o conjunto da obra. O mais bacana é quando você vê uma palestra, se interessa e vai buscar mais informações sobre aquilo, e por fim compartilha o que aprendeu. É a experiência completa”.