Projeto Memórias do Legislativo entrevista o ex-deputado Tarzan de Castro
A Assembleia Legislativa, através de convênio com a Universidade Federal de Goiás (UFG), gravou, na tarde de quarta-feira, 12, entrevista com o ex-deputado Tarzan de Castro. A entrevista foi feita nos estúdios da TV Assembleia e o programa será exibido pelo canal 8 da Net e pelo site da Casa.
Nascido em 5 de junho de 1938, em Alto Araguaia (MT), Tarzan foi deputado estadual pelos partidos PMDB e PDC, na 10ª Legislatura, entre os anos de 1983 a 1987. O ex-parlamentar foi líder secundarista em Goiânia nos anos 60, porém em 13 de junho de 1964, teve seus direitos políticos suspensos por 10 anos, com base no AI-1. Depois de várias prisões, deixou o País, exilando-se na Europa. Com a anistia, em 1979, retornou ao Brasil e filiou-se ao PMDB, mas, em 1986, na cisão liderada por Mauro Borges, deixou o partido, filiando-se ao PDC.
A entrevista com Tarzan de Castro é parte do projeto “Memória e Informação Legislativa em Goiás”, cuja finalidade é destacar as várias gerações de políticos goianos que estiveram na linha de frente do processo de modernização de Goiás e que estão vivos e ativos.
A iniciativa é desenvolvida pela Fundação de Apoio à Pesquisa da UFG (Funape). A execução dos trabalhos ficou a cargo do Centro de Documentação, Informação e Memória da UFG (Cdim). O grupo de pesquisa da área de Ciência Política e Museologia tem por objetivo desenvolver um projeto de pesquisa intitulado "Resgate da Memória e da Política: Reconstituição da Trajetória do Legislativo em Goiás e do Perfil de suas Lideranças".
Como explica o professor da Faculdade de História, Luis Sérgio, é um projeto que visa reordenar e reorganizar os arquivos da Assembleia Legislativa, bem como seus sistemas de informação, tecnologia e comunicação. “As entrevistas com os ex-deputados são apenas uma parte do projeto, que é retratar a memória do Legislativo goiano”, reforçou.