Direitos Humanos

A Assembleia Legislativa de Goiás realizou na sexta-feira, 12, sessão solene em comemoração aos 66 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. A iniciativa FOI do presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa da Alego, deputado Mauro Rubem (PT).
No exercício da presidência, o deputado Humberto Aidar (PT) abriu o evento saudando os componentes da mesa diretiva dos trabalhos: secretária de Estado das Políticas para Mulheres e Promoção da Igualdade Racial, Gláucia Maria Teodoro Reis, representante do governador Marconi Perillo (PSDB); a deputada federal por Brasília, Erika Jucá Kokay (PT); o professor Edilson de Brito, representante da Secretaria Estadual da Segurança Pública.
Também compuseram a mesa: o assessor Jose Eduardo da Silva, representante do prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT); a secretária municipal da Igualdade Social, Ana Rita de Castro; e os representantes do senador Cyro Miranda (PSDB), assessor parlamentar Renato Rassi, e do senador Wilder Morais (DEM), assessor parlamentar Paulo Carneiro.
A abertura foi marcada pela execução do Hino Nacional Brasileiro. A solenidade aconteceu no Plenário Getulino Artiaga da Assembleia Legislativa de Goiás. O tema da cerimônia foi inspirado em Dom Tomás Balduino, bispo emérito da Diocese de Goiás, definido por: “66 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos – Direitos Humanos não se pede de joelhos, exige-se de pé”.
Mauro Rubem recebeu agradecimentos dos artistas teatrais do Ponto de Cultura, Jeferson Lobato e Tacaiona Oliveira, pelo trabalho que realiza em defesa dos Direitos Humanos, sobretudo em nível de Assembleia Legislativa. Eles interpretaram peça teatral, alertando sobre as pessoas desaparecidas há anos, a dificuldade de sobrevivência do povo, valores da vida, entre outros.
O petista agradeceu a todos que trabalharam junto com ele na causa dos Direitos Humanos, bem como ao seu colega de partido, Humberto Aidar, por ter aceitado o convite para presidir a sessão. Ressaltou como foi parar na presidência da Comissão de Direitos Humanos da Alego, missão que, segundo ele, não é tarefa fácil, mas que rendeu a ele o título de parlamentar mais influente de Goiás; e, por fim, manifestou solidariedade com as famílias que têm seus familiares desaparecidos.
A deputada federal Erika Kokay (PT-DF) recebeu de Mauro Rubem o Título de Cidadã Goiana. “Quero destacar minha alegria por fazer parte desse Estado que carrega essa condição de ser Cerrado e também minha alegria em receber esse título junto à tantas pessoas que lutam pelos direitos humanos.”
Erika Kokay é deputada federal pelo PT do Distrito Federal e foi eleita nas eleições deste ano com 92.558 votos. Sindicalista, nasceu em Fortaleza (CE), no dia 15 de agosto de 1957. A parlamentar é graduada em Psicologia na Universidade de Brasília e bancária da Caixa Econômica Federal desde 1982.
Em nome dos homenageados que receberam a maior honraria do Poder Legislativo, a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, o promotor de justiça Haroldo Caetano discursou em agradecimento. Haroldo Caetano da Silva foi homenageado, dentre as personalidades públicas, por sua atuação em prol da efetivação dos Direitos Humanos como Titular da Promotoria de Justiça da Execução Penal de Goiânia, do Ministério Público do Estado de Goiás.
Homenageados com a Comenda Pedro Ludovico e Título de Cidadão Goiano:
- Lourival Belém Júnior - Homenageado dentre representantes da Sociedade Civil por sua atuação em prol da efetivação dos Direitos Humanos, ao homenageá-lo estende-se também a homenagem aos 20 Anos de Luta do Fórum Goiano de Saúde Mental em defesa da cidadania da pessoa com transtornos mentais.
- Alexander Vitor Noronha - Homenageado, dentre representantes da Sociedade Civil, por sua atuação em prol da efetivação dos Direitos Humanos e dos Animais, ao homenageá-lo estende-se também a homenagem à ARPA Brasil e as demais organizações que atuam na defesa e proteção animal.
- Adriano Cristian Souza Carneiro - Homenageado, dentre as personalidades públicas, por sua atuação em prol da defesa e proteção dos Direitos Humanos, no exercício de sua função de Chefe e Titular do Ofício de Direitos Humanos e Tutela Coletiva da Defensoria Pública da União em Goiás.
- Frei José Fernandes Alves - Homenageado dentre representantes da Sociedade Civil por sua atuação em prol da efetivação dos Direitos Humanos, ao homenageá-lo estende-se também a homenagem aos 25 anos da Comissão Dominicana de Justiça e Paz do Brasil.
- Haroldo Caetano da Silva - Homenageado, dentre as personalidades públicas, por sua atuação em prol da efetivação dos Direitos Humanos como Titular da Promotoria de Justiça da Execução Penal de Goiânia, do Ministério Público do Estado de Goiás.
- Vasty Martins Felisbino - Homenageada, dentre representantes da Sociedade Civil, por sua luta em defesa do acesso à terra. Ao homenageá-la, estende-se a homenagem ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST e às Famílias do Acampamento Dom Tomás Balduino - Fazenda Santa Mônica, localizada entre os municípios de Alexânia, Abadiânia e Corumbá do Estado de Goiás – pela resistência na luta contra o latifúndio.
- Wilson Rocha Assis - Homenageada, dentre as personalidades públicas, por sua atuação em prol da defesa e proteção dos Direitos Humanos, no exercício de sua função como Procurador da República, especialmente por sua importante contribuição aos trabalhos da Comissão Nacional da Verdade, na investigação dos crimes cometidos em Goiás, no período da Ditadura Militar em nosso país.
- Alexandre Pinto Lourenço - Homenageado, dentre as personalidades públicas, por sua atuação em prol da defesa e proteção dos Direito s Humanos, no exercício de sua função de Delegado Titular da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e no enfrentamento dos desvios de conduta da atividade policial.
- Maria Euzebia de Lima - Homenageada, dentre representantes da Sociedade Civil, por sua luta em defesa do acesso à terra. Ao homenageá-la, estende-se a homenagem ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST e às Famílias do Acampamento Dom Tomás Balduino - Fazenda Santa Mônica, localizada entre os municípios de Alexânia, Abadiânia e Corumbá do estado de Goiás – pela resistência na luta contra o latifúndio.
Título de Cidadã Goiana - Deputada federal Erika Kokay, condecorada, dentre as personalidades públicas, por sua atuação em prol da defesa e proteção dos Direitos Humanos, no exercício de sua função parlamentar, especialmente, como membro, e posteriormente presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, e membro da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal.