Ícone alego digital Ícone alego digital

Goianos na Europa

13 de Fevereiro de 2015 às 11:12
Crédito: Divulgação
Goianos na Europa
Em Roma,Governador discute instalação de unidade da Fiat em Goiás
Presidente Helio de Sousa afirma que a missão comandada pelo governador Marconi Perillo na Europa renderá saldo positivo para Goiás.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Helio de Sousa, (DEM), afirmou nessa quinta-feira, 12, que considera positivo o resultado da missão internacional liderada pelo governador Marconi Perillo (PSDB) na França e na Itália. Para o democrata, foram firmados protocolos de intenções para que sejam ampliados os investimentos europeus em Goiás.

"Entendo como positiva a viagem da comitiva goiana, que contou com a presença de empresários e lideranças expressivas do setor produtivo de Goiás. Com certeza, a missão internacional vai trazer bons frutos para os goianos. O Governador mostrou o potencial econômico e social de nosso Estado para os empresários europeus, buscando parcerias e investimentos, especialmente nos setores de mobilidade urbana e maquinário pesado", afirmou Helio de Sousa.

O presidente da Assembleia destacou que o Governador apresentou dados consistentes sobre a economia de Goiás. Marconi citou os setores agropecuário, agroindustrial, automotivo e de mineração, entre os destaques da economia goiana. Fez ainda menção ao segmento sucroalcooleiro, com ênfase no crescimento exponencial da produção de etanol nos últimos anos.

O Governador relatou que a prioridade do Governo para a atração de investimentos nacionais e estrangeiros para Goiás fez com que o Produto Interno Bruto (PIB) do Estado saltasse de R$ 17,4 bilhões em 1998 para mais de R$ 140 bilhões em 2013. 

"O Governador propôs incentivos fiscais para atrair novos investimentos para Goiás, destacando a potencialidade produtiva e a boa situação da infraestrutura", afirmou Helio de Sousa.

Nesta quinta-feira, a comitiva participou do Seminário Potencialidades de Goiás, na Embaixada do Brasil em Roma. Logo após, a missão goiana almoçou com o embaixador brasileiro Ricardo Neiva Tavares, e encerrou as atividades. A previsão de retorno será nesta sexta-feira, 13.

França

O presidente da Assembleia disse que a comitiva foi recebida pelo embaixador do Brasil na França, José Maurício Bustami, na segunda-feira, 09. Neste primeiro dia, a comitiva apresentou potencialidades da economia goiana e as vantagens de se investir no Estado durante reunião para aproximadamente 50 empresários franceses na Câmara de Comércio Brasil-França, em Paris. Na ocasião, o Governador destacou o fato de a economia goiana continuar se expandindo mesmo em meio ao cenário recessivo do País, e afirmou que isso se deve à política de incentivos fiscais adotada pelo governo estadual.

Após a rodada com os empresários, a comitiva foi conhecer as instalações da Alstom, multinacional francesa especializada em mobilidade urbana. Helio de Sousa informou que a missão goiana conheceu de perto o sistema de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). "Andamos em um trecho do VLT em Paris e pudemos conhecer como funciona o sistema de transporte coletivo de perto", afirmou o deputado.

A comitiva goiana foi recebida pelo presidente da Alstom Brasil, Philippe Ranaudat, além de dirigentes e outros técnicos da empresa. Os executivos e técnicos da companhia explicaram em detalhes o funcionamento do sistema. Segundo a Alstom, o sistema de VLT que será implantado em Goiânia será um dos mais modernos do mundo e servirá de referência para a América Latina.

A Alstom foi escolhida pelo consórcio do VLT de Goiânia pra fornecer os trens do sistema, que vai substituir o Eixo Anhanguera. O projeto prevê 60 unidades rodantes, com capacidade para até 600 passageiros cada uma e velocidade media de 24 quilômetros por hora. Atualmente, os ônibus do BRT do Eixo Anhanguera operam com velocidade média de 14 quilômetros por hora. Segundo Marconi, o VLT “vai significar um salto extraordinário na qualidade da mobilidade urbana em Goiânia”.

Itália

O presidente da Assembleia disse que a comitiva se reuniu com empresários italianos em Roma, na terça-feira, 10. O dia começou com um café da manhã com representantes do Grupo CNH Industrial. Em seguida, houve uma reunião com representantes da empresa Enel, com a participação de membros do conselho diplomático e do engenheiro-chefe do Projeto de Contador Inteligente de Energia.

A comitiva e o Grupo Fiat deram às tratativas sobre a viabilidade da instalação de uma unidade de montagem de máquinas e veículos pesados da companhia em território goiano. O investimento foi tema de encontro entre o governador Marconi Perillo e o diretor de Negócios Internacionais da CNH Industrial, Marco Luongo, na sede da empresa, na capital italiana.

O encontro foi um dos compromissos do Governador e da delegação de Goiás em Roma no segundo dia da missão comercial goiana à Europa. A CNH é uma das empresas do grupo italiano, responsável pela fabricação de máquinas agrícolas e de construção. Para reforçar a viabilidade do investimento, Marconi ressaltou que o Brasil é o segundo maior mercado consumidor da Fiat depois da Itália e que Goiás é destaque nacional na produção agrícola e na construção civil.

O diretor da CNH disse que levará a proposta do Governo de Goiás para a direção da empresa e o Governador se comprometeu, em contrapartida, a apresentar um estudo aprofundado com as vantagens comparativas da instalação da empresa no Estado. As principais atividades da Fiat no Brasil se concentram na produção e venda de automóveis e caminhões (Fiat Automóveis e Iveco), no desenvolvimento e produção de motores e transmissões (FPT Powertrain Technologies), na produção de peças em ferro e alumínio para a indústria automobilística nacional e internacional (Teksid do Brasil) e na fabricação de máquinas agrícolas e de construção (CNH).

O Governador também solicitou novamente o apoio da representação do País na capital italiana na difusão das informações sobre o Estado. A comitiva também esteve na sede da Simes (Società Italiana per le Imprese all’Estero), um organismo de fomento aos projetos e investimentos do País ao redor do mundo, semelhante ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). No encontro com diretores da instituição, o Governador relatou o interesse de Goiás em ampliar sua participação nos investimentos italianos no Brasil e fez um relato sobre os segmentos mais importantes da economia goiana.

Papa Francisco

Na manhã de quarta-feira, 11, o presidente da Assembleia Legislativa recebeu, em nome de todos os 41 deputados, as bênçãos do Papa Francisco durante audiência geral realizada na Praça São Pedro, no Vaticano. De acordo com o deputado, foi "um momento de sensibilidade espiritual".

Helio de Sousa acompanhou o evento ao lado de sua esposa, Maria Célia, de Marconi e da primeira-dama Valéria Perillo, diante de uma multidão estimada em 40 mil pessoas. De acordo com o presidente, o Papa Francisco desejou as bençãos de Deus para o Estado de Goiás.

"A comitiva de Goiás ficou em local privilegiado, que permitiu o contato com o Sumo Pontífice. Entreguei, em nome da Assembleia Legislativa, uma obra de arte do artista plástico Luiz Olinto com uma representação da Velha Casa da Ponte, lar da poetisa maior de Goiás, Cora Coralina. O presente trazia ainda uma frase de Cora. O Papa Francisco agradeceu e desejou que bençãos de Deus recaiam sobre Goiás. Para mim, que sou católico, foi um momento muito especial", disse Helio de Sousa.

*Com informações do site Goiás Agora.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.