Fórum de Diretores-Gerais
O Diretor-Geral da Assembleia Legislativa de Goiás, Fabiano Gomes de Oliveira, foi eleito na tarde de quarta-feira, 10, presidente do Fórum de Diretores-Gerais das Casas Legislativas para o período de um ano. A eleição foi realizada durante o XIII Encontro Nacional dos Diretores-Gerais das Casas Legislativas, realizado dentro da XIX Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, em Vitória, Espírito Santo.
Fabiano Gomes de Oliveira vai comandar o Fórum até junho de 2016. No evento de quarta-feira, os Diretores-Gerais apresentaram relatos, paineis e palestras sobre o cotidiano das Casas Legislativas onde atuam.
O Diretor-Geral afirmou que sua gestão à frente do Fórum deverá ser marcada por uma busca maior por parcerias e convênios entre as Casas Legislativas, que buscam realizar ações de governança. De acordo com ele, há possibilidade de reforçar a integração entre os Parlamentos por meio dos sistemas eletrônicos, reforçando ações de transparência e eficiência.
"Vamos buscar interligar as Assembleias por meio do sistema de Tecnologia da Informação, cruzando informações sobre projetos de lei e propostas que favoreçam a atividade parlamentar. Precisamos focar a gestão pública e a governança, realizando trabalho seguro no contexto do Poder Público. Hoje, temos condições de realizar uma troca cada vez maior de experiência de gestão e ações políticas, tornando a administração pública mais eficiente e transparente", afirmou Fabiano Gomes de Oliveira.
O Diretor-Geral disse ainda que o Cidadão Participativo, software desenvolvido integralmente pela Assembleia Legislativa de Goiás, deve ser adquirido pelo Parlamento de outros Estados por meio de convênios. Para ele, a aproximação entre as Casas Legislativas permitirá um planejamento estratégico mais consistente e reforçar as diretorias de Recursos Humanos.
"O Cidadão Participativo deve ser utilizado pelas Assembleias de todo o páis. É importante lembrar que o programa foi desenvolvido pelos servidores da Assembleia goiana. Temos de aperfeiçoar o atendimento nos gabinetes, implementar guias mais claros para prestar informação ao público e aproximar o Parlamento da sociedade", afirmou Fabiano Gomes de Oliveira.